ADUNEB exige respostas à velhas pendências e apresenta novas demandas ao reitor

Na última quarta-feira, 8 de setembro, a ADUNEB se reuniu com o Reitor para obter respostas à velhas demandas dos professores, bem como solicitar esclarecimentos sobre novos problemas que afetam diretamente os docentes da UNEB. Entre as velhas pendências, destacam-se a ampliação da discussão com a comunidade acadêmica sobre a proposta da PROGRAD de alteração da resolução 346; os problemas com o pagamento da BOLSA PAC e a não convocação do CONSEPE. Também foi cobrado o ressarcimento, pela empresa de segurança, dos objetos roubados ou danificados nos três furtos que a sede da ADUNEB sofreu nos últimos anos. A reunião contou com a presença da Pró Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), da Pró Reitoria de Ensino e Graduação e de representantes da PROAD.

Bolsa PAC

Apesar da Reitoria ter se comprometido a normalizar o pagamento da Bolsa PAC com retroativo ao mês de maio, a promessa não se efetivou. No mês de agosto, os professores continuaram sem receber. Na reunião, o Reitor reafirmou que autorizou o pagamento retroativo, bem como a equiparação do valor da bolsa PAC ao da FAPESB. Segundo a administração central, o pagamento não foi normalizado porque o orçamento do mês de agosto foi executado em quase 100%, mas que já possuiriam o recurso para o pagamento no mês de setembro.

Resolução 346, CONSEPE, Adicional de Insalubridade

Durante a reunião, a ADUNEB ratificou a necessidade de ampliar a discussão sobre a proposta da PROGRAD de alteração da Resolução 346, bem como disponibilizar, via Portal UNEB, a última versão da proposta para o acesso de todos. Segundo Professor José Bites (PROGRAD), a última versão não foi divulgada por falta de tempo, mas, conforme solicitação da ADUNEB, a proposta não entrará na pauta do CONSU até a ampla discussão.

Na ocasião, a ADUNEB denunciou também a não convocação do CONSEPE pela Reitoria há mais de um ano. Segundo os diretores do sindicato, a não realização do CONSEPE é uma falta grave da administração central, uma vez que, este fórum é um dos espaços mais democráticos da instituição. A Reitoria, que alegou dificuldades financeiras para reunir os 160 conselheiros do CONSEPE, se comprometeu a convocar o Conselho no mês de novembro.

Em relação ao adicional de insalubridade, a ADUNEB registrou a insatisfação dos professores com o silêncio da Reitoria diante das irregularidades de vários laudos médicos apresentado pelo governo aos professores. Diversos docentes da casa tiveram seus pedidos de adicional de insalubridade indeferidos pelo governo sem sequer a junta médica ter visitado o departamento.  No entanto, apesar da gravidade da situação, até o momento não houve um posicionamento oficial da administração central sobre o assunto. Durante a reunião, professor Marcelo Ávila (PGDP) informou que apenas 27 processos de insalubridades foram deferidos e afirmou que iria acompanhar a situação dos professores que tiveram o adicional negado.

Ainda na reunião com o Reitor, a ADUNEB solicitou que a convocação do CONSU fosse enviada também para ADUNEB. Isto porque, mesmo sem acento no conselho, o sindicato tem acompanhado este fórum.  A diretoria solicitou ainda uma apresentação do sistema da caderneta eletrônica que está sendo implementada pela PROGRAD. A reunião de apresentação ficou marcada para o dia 24 de setembro com o Pró-Reitor de Ensino e Graduação. 

Por fim, a ADUNEB questionou ao Reitor o posicionamento da administração central em relação ao bloqueio de mudança de carga horária imposta pelo governo. Segundo Prof. Valentim, a Reitoria não aprova essa medida do governo.  Vale ressaltar que, apesar da desaprovação, a administração central, desde o início do ano, não abriu novas vagas de Mudança de Regime de Trabalho devido a um acordo com CODES: a coordenação de Ensino Superior se comprometeria a pagar todas as solicitações de MRT de 2009 e a UNEB não enviaria novos pedidos no 1° semestre de 2010. Esta atitude da Reitoria segue a mesma lógica do governo de desrespeito à autonomia universitária, uma vez que, não observa as necessidades internas dos departamentos e sim a disposição do governo em pagar ou não este direito.

Furto à sede da ADUNEB

Em 2006, 2008 e 2009, a sede da ADUNEB foi invadida e alguns objetos foram furtados ou danificados.  Passados 4 anos do 1° furto, nada foi feito pela administração central em relação a fazer valer os direitos da universidade junto à empresa de Segurança contratada, exigindo o devido ressarcimento dos bens saqueados. Nesta última reunião, a ADUNEB exigiu, mais uma vez, providências da Reitoria. Segundo o Reitor, uma carta será enviada à empresa de segurança solicitando o ressarcimento. No prazo de 10 dias, caso a empresa não sinalize a compra dos materiais, a Universidade irá descontar o devido valor na mensalidade da terceirizada.

Fonte: Aduneb