Professores paralisam atividades no Estado por pagamento de URV

A rede estadual de ensino paralisou as atividades, ontem, e deixou cerca de 1,3 milhão de estudantes sem aula por causa da manifestação promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), que reivindica pagamento da URV (Unidade Real de Valor), índice que reflete a variação do poder aquisitivo na troca da moeda anterior para o Plano Real, em 1994. Em Salvador, pelo menos 200 professores se reuniram em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, para cobrar maior agilidade do governo do Estado no pagamento do débito de 1999 até este ano, cujo passivo é de 11.98%.

De acordo com a coordenadoraemexercício da APLB, MarileneBetros,oobjetivoda manifestação – a terceira deste ano no local – é sensibilizar oPoder Judiciário paraquedê encaminhamento e aprove a URV. “É preciso fazer jus à categoria de professores. Funcionários da Assembleia Legislativa, do Judiciário e do Ministério Público ganharam o direito na Justiça”.

Segundo ela, o governo deveria ter concedido isonomia ou negociado o pagamento passivo, e deixado o ativo em parcelas, mas já considera um sucesso o fato de o processo estar no Tribunal de Justiça do Estado. “A Justiça reconhece odébitode1999para cáeumpassivode11.98%a ser incorporado aos salários. Demos um passo, estamos no caminho certo.

Somente este ano, a APLB realizou assembleias em março, abril e maio e liderou paralisações pelo pagamento da URV em março, maio e junho.

As atividades foram intensificadas no mês de maio com Plenária dos Coordenadores Pedagógicos, Seminário sobre Processo de Avaliação/ Mudança de Grau. Está prevista outra paralisação da categoria, para manifestação emtodooEstado,nodia30de setembro. “Ocuparemos instituições para sensibilizar governo e Judiciário. Nãoe ntendemos porque ainda não recebemos esse pagamento, já que outras categorias receberam”, questionou.

Aposentados

Comtrio elétrico e segurando bandeiras com a frase “Pague URV ou pague pra ver”, muitos idosos enfrentaram o sol quente e lutaram pelo direito de terem suas aposentadorias reajustadas. A aposentada Iraci Alves questionou: “Foramanosdedicadosàeducação, a ensinar aos jovens com amor e carinho, e não temos retorno. É um desrespeito”, reclamou.

A unidade real de valor foi criada pouco antes do Plano Real. Com data determinada para acabar, a URV passou a virar referênciadecálculo para preços e contratos firmados desde sua criação. Com isso, o Cruzeiro Real deixava de ser referência, e foi perdendo o caráter de moeda.

Havia uma tabela de conversão da antiga moeda para a URV, agora ajustada para o real. A URV foi instituída pela Medida Provisória 434, que determinou que todos os preços e salários, após a mudança da moeda, deveriam ser indexados e convertidos para não resultar em perdas nos vencimentos dos servidores públicos do Estado.

Fonte: ATtarde On-line