Boletim Eletrônico da Adusb – 22 de agosto de 2010

EM DEFESA DA CATEGORIA E DA AUTONOMIA I

Mobilização faz governo liberar pedidos


As constantes cobranças do Movimento Docente junto à Coordenação Desenvolvimento de Educação Superior (Codes) e ao Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope), estão dando resultados e na última semana o governo autorizou a promoção e progressão na carreira de 83 professores com solicitações realizadas em 2009 e até 5 de maio deste ano, e o pagamento deverá constar na folha de agosto com vigência retroativa a 01 de março.


Leia mais.



EM DEFESA DA CATEGORIA E DA AUTONOMIA II

Governo devolve processos às universidades


No entanto, na última sexta, 20, a Adusb tomou conhecimento que o governo vai retornar às Universidades os processos de mudança de regime de trabalho (de 20 para 40 horas e de 40 para dedicação exclusiva – DE) enviados ao governo desde 2009. O governo quer que as suas procuradorias jurídicas (PJs) emitam parecer justificando as solicitações de mudança de carga horária e garantindo que as alterações na carga horária não se constituem em aumento salarial.



Leia mais.



FÓRUM DAS AD’s

ADUSC: Silêncio da Reitoria tem prejudicado docentes na UESC



São inúmeras as queixas que estão chegando ao sindicato por parte dos docentes em relação aos processos de PROMOÇÃO, PROGRESSÃO, REGIME DE TRABALHO e BOLSA para PÓS-GRADUAÇÃO. Devido ao silêncio da Reitoria sobre os pedidos de esclarecimentos solicitados pela ADUSC, o sindicato tem buscado um contato direto com o Coordenador da CODES, Clóvis Caribé, para exigir providências na solução dos problemas. Mas a não informação por parte da Administração Superior da universidade tem dificultado e muito a cobrança junto ao Governo.


Leia mais.



ANDES-SN

XV Encontro Nacional de Aposentadoria discutirá pauta de lutas dos docentes


As reformas da Previdência e as alterações na carreira ocorridas nos últimos anos deixaram para os docentes das instituições de ensino superior um difícil legado de vulnerabilidade econômica para o período da aposentadoria. Os docentes que se aposentam nas universidades federais passaram a pagar contribuição previdenciária e ainda sofrem com a quebra de paridade e isonomia. Em algumas estaduais, como é o caso das paulistas, perderam o direito à aposentadoria integral.  Já os docentes que atuam nas instituições privadas enfrentam o famigerado Fator Previdenciário, que estrangula os benefícios e os obriga a trabalhar por mais tempo.


Leia mais.



CSP-CONLUTAS

Metalúrgicas de autopeças conquistam ampliação da licença maternidade para 180 dias.

As trabalhadoras do setor de autopeças tiveram uma grande vitória na quarta, 18. Após cinco rodadas de negociação, conquistaram  a ampliação da licença maternidade para 180 dias. Esta é uma das principais bandeiras da Campanha Salarial deste ano.

Leia mais.