Metalúrgicas de autopeças conquistam ampliação da licença maternidade para 180 dias

As trabalhadoras do setor de autopeças tiveram uma grande vitória nesta quarta-feira, dia 18. Após cinco rodadas de negociação, conquistaram  a ampliação da licença maternidade para 180 dias. Esta é uma das principais bandeiras da Campanha Salarial deste ano.

A conquista das trabalhadoras metalúrgicas de autopeças vai fortalecer as discussões em outros setores, que ainda mantêm a licença de 120 dias. Há ainda um projeto de emenda constitucional, já aprovado no Senado, que prevê a adoção do período de 180 dias para trabalhadoras de empresas públicas e privadas. O projeto ainda tem de passar pela Câmara dos Deputados.

As mulheres também garantiram o direito à licença maternidade de 120 dias para adotantes e 60 dias em caso de aborto.

Há ainda licença de três dias úteis (ou cinco corridos) para casamento ou união estável; e três dias por falecimento de sogro (a).

Adicional noturno

Além da ampliação da licença, os trabalhadores de autopeças também conquistaram aumento do adicional noturno para empresas com mais de 300 funcionários. O acordo fica da seguinte forma: empresas com até 300 trabalhadores permanecem com adicional atual de 27%. Acima disso, passa para 30%.

“Estes foram grandes avanços que conquistamos nas cláusulas sociais. A partir de agora, nossa luta é por reajuste de salário”, afirma o diretor José Mendonça.

Fonte: SindmetalSJC