Central Sindical e Popular (CSP) – Conlutas prepara luta nacional em 10 de agosto

Numa manhã de sol de domingo, em 25 de julho de 2010, foram aprovadas as primeiras resoluções da Central Sindical Popular (CSP) – Conlutas. A Central já sai da reunião direto para os locais de trabalho, universidades, escolas, para as comunidades dos movimentos populares, para os movimentos estudantis e contra a opressão preparando o dia 10 de agosto. Um dia nacional de lutas e manifestações em todo o país.

Nesta data serão levantas as bandeiras, por aumento real de salários; redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução de salários; pela derrubada do veto de Lula ao fim do fator previdenciário; em defesa dos serviços públicos e direitos sociais da população; não à criminalização e à violência policial contra os movimentos sociais; pelo pleno direito de greve; por terra, trabalho e moradia.

A reunião, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 no Rio de Janeiro contou com ricos debates. Também aprovou as primeiras resoluções da CSP – Conlutas, nome aprovado pela maioria dos representantes de entidades e movimentos que participaram das atividades.

A Central que nasceu no dia 6 de junho, em Santos (SP), discutiu suas estratégias e já se prepara para as mobilizações que ocorrerão no segundo semestre deste ano. Entre elas as campanhas salariais de importantes categorias de trabalhadores do país, tais como petroleiros, bancários, metalúrgicos e trabalhadores dos Correios, nas quais a Central atuará buscando unificar as campanhas na perspectiva de fortalecê-las diante dos patrões e do governo. A luta contra o veto ao fim do fator previdenciário pelo presidente Lula será incorporada em todas as ações promovidas pela entidade seja nos movimentos sindical, como no popular.

Mobilizações internacionais importantes que ocorrerão em diversos países farão parte do calendário de lutas da entidade. Entre as principais estão o 28 de julho com manifestações realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre outros estados, em solidariedade ao dia nacional de lutas que acontece no Haiti contra a ocupação militar naquele país e outras reivindicações.

Além disso, as lutas que estão programadas em diversos países da Europa, como Grécia, Espanha, Portugal, Itália e outros receberão a solidariedade da entidade. Está ainda no calendário o apoio à luta ao povo palestino com atividades importantes no segundo semestre como a ida de uma representação ao Fórum Social Mundial da Educação que acontecerá em de 28 a 31 de outubro na Palestina.

Um desafio para a Central será sua atuação integrada entre movimento sindical e popular não somente como movimentos que apóiam suas mútuas mobilizações, mas que entendem a importância estratégica da unidade desses setores do movimento de classe dos trabalhadores.

Nome da Central – De acordo com resolução no CONCLAT, a primeira reunião da coordenação teria autonomia para rediscutir o nome uma vez que não houve unificação com a Intersindical e outras organizações sindicais e políticas que convocaram o CONCLAT . Foram apresentadas três propostas. Central Sindical e Popular, Central Sindical Popular – Conlutas e ainda a proposta de manutenção do nome aprovado anteriormente no congresso. O nome aprovado pela maioria foi Central Sindical Popular (CSP) – Conlutas.

Bandeiras de luta de 10 de agosto – O 10 de agosto, dia nacional de lutas e manifestações será a principal atividade da central nos próximos dias. Divulgue as bandeiras que serão levantadas neste dia:

- Aumento real de salários
- Redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução de salários
- Pela derrubada do veto de Lula ao fim do fator previdenciário
- Em defesa dos serviços públicos e direitos sociais da população
- Não à criminalização e à violência policial contra os movimentos sociais
- Pelo pleno direito de greve
 
Fonte: Conlutas