ANDES-SN e Andifes estabelecem interlocução sobre pautas comuns

Representantes das diretorias do ANDES-SN e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior - Andifes avaliaram, durante reunião realizada na quinta-feira (1/7), que as recentes contratações de novos docentes para as universidades federais não foram suficientes para suprir a demanda já existente e garantir a qualidade do ensino com a abertura de novas vagas, em função do REUNI.

“Essas contratações não repõem o passivo já existentes”, ponderou a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, com o aval dos reitores presentes. 

A reunião foi solicitada pelo ANDES-SN, na quarta-feira (31/6), com o objetivo de estabelecer a interlocução entre as duas entidades, que acabaram de empossar novas diretorias.

Da parte do ANDES-SN, além da presidente, participou o 1º vice-presidente e encarregado de Imprensa e Divulgação, Luiz Henrique Schuch. Pela Andifes, participaram o presidente, Edward Madureira Brasil (reitor da UFGO), o 1º vice-presidente, João Luiz Martins (UFOP), o 2º vice-presidente, Alvaro Prata (UFSC), Targino de Araújo Filho (UFSCar) e o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

A reunião começou com as devidas apresentações. Os representantes do ANDES-SN informaram sobre a posse da nova diretoria e reafirmaram o compromisso com a defesa da universidade pública e com a valorização do trabalho docente, conforme pressupostos definidos pelo 55º CONAD.

Os representantes dos reitores afirmaram que, embora respeitem a independência política entre as entidades, consideram importante que temas decisivos para as universidades sejam melhores discutidos entre os dois fóruns.

REUNI
Os representantes do ANDES-SN apresentaram a avaliação que o movimento docente faz do programa de expansão implantado pelo governo federal. Também informaram aos reitores sobre a existência de observadores do REUNI em várias universidades, destacando aspectos relacionados às condições do processo de expansão e sobre suas repercussões para o trabalho docente e qualidade dos cursos.

Outras pautas
O ANDES-SN também solicitou que seja pautada uma discussão entre as entidades sobre a pesquisa, o papel dos órgãos de fomento e as repercussões para o trabalho docente. Registrou ainda a importância de debater o orçamento das instituições federais de ensino superior, com destaque para Orçamento de Custeio e Capital - OCC e para o papel das fundações.

De acordo com Luiz Henrique Schuch, os reitores afirmaram disposição para manter a interlocução entre as entidades, além de desenvolver estudos e levantamento de dados pertinentes às pautas de interesse mútuo.

Fonte: Andes-SN