Lula sanciona reajuste de 7,7% a aposentados e veta fim do fator previdenciário

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou no início da tarde desta terça-feira (15/7) que o presidente Lula sancionou o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo e o vetou o fim do fator previdenciário. A decisão foi pronunciada após reunião com os ministros da Previdência, Carlos Gabas, e do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, no CCBB – sede provisória da presidência da República.

Lula orientou a equipe econômica a realizar cortes de até R$ 1,6 bilhão no Orçamento, como forma de compensar os gastos com o aumento das aposentadorias. Segundo o ministro Guido Mantega,  não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares.

Decisão política

Nesta segunda-feira (15/7), durante a inauguração de um gasoduto em Queluzito, em Minas Gerais, o presidente indicou que poderia vetar o aumento extra concedido pelos deputados federais e senadores para os que ganham acima do mínimo. A proposta inicial enviada pelo governo previa o índice de 6,14%. Lula ainda declarou que não se guiaria pelo ano eleitoral. Acabou, porém, tomando uma decisão política para não prejudicar a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. 

O reajuste de 7,7% e o fim do fator previdenciário foram aprovados pelo Senado em 19 de maio, depois de passar pela Câmara.

Fonte: Correio Web