Governo não assina e diz incorporar CET em março

Diante da intensificação das mobilizações ao longo desta semana com a realização da paralisação na quarta, 09, e a manifestação realizada na região do Iguatemi, em Salvador, seguida de assembleias gerais no dia seguinte, quando a Aduneb deflagrou greve, a Adusb aprovou paralisação até segunda-feira, 14, e a Adufs e Adusc aprovaram o Estado de Greve, só restou ao governo receber o Movimento Docente (MD) como forma de solucionar os problemas criados pela sua intransigência.
Na sexta, 11, o Fórum das ADs foi recebido pelos técnicos do governo Adriano Trombone (SAEB), Clóvis Caribé (CODES) e os deputados, Waldenor Pereira e Zé Neto (ambos do PT). O encontro iniciou-se tenso e os representantes governamentais mostrando-se bastante temerosos quanto às greves, apresentaram a condição da retomada das atividades para a entrega do termo de compromisso, na qual se comprometem em incorporar a primeira parcela até março de 2011, sem, no entanto, assinar qualquer documento antes de novembro, alegando ter recebido conselho da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Em defesa da autonomia e independência do MD, o coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, Alexandre Galvão, retrucou afirmando que “o governo não pode amarrar o movimento dessa forma e a greve ou o Estado de greve, construído no seio da categoria, é uma resposta aos diversos problemas criados pelo próprio governo”. Em seguida reafirmou que a solicitação da incorporação da CET foi protocolada desde novembro do ano passado e assim “o governo retroage novamente nas negociações, pois sabemos que o governo não está impedido de negociar”. Para o governo (conforme consta no próprio documento) o pedido só chegou ao seu conhecimento no dia 30 de abril, data em que o Fórum dos Reitores entrou na negociação.
Enquanto os deputados se comprometeram assinar o documento como forma de comprovar a autenticidade do referido, o MD apresentará o seu conteúdo para a categoria nas assembleias gerais agendadas para a próxima semana. A Adusb na segunda, 14, no Campus de Jequié; a Adusb também na segunda; Adufs na quarta e por fim, a Aduneb, que realizará na quinta.

Veja o documento aqui!

Fonte: Ascom Adusb
Foto: Ascom Fórum das ADs