Paralisação das Universidades estaduais

Os professores das quatro Universidades estaduais da Bahia irão paralisar as atividades na quarta-feira (9). Os professores participarão de uma manifestação em frente ao shopping Iguatemi, em Salvador, as 14 h. As caravanas sairão dos campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A manifestação é para marcar a insatisfação da categoria com a postura do governo que se nega a negociar. Desde novembro de 2009, os professores das Universidades estão em campanha salarial solicitando do governo a realização de negociação. Todas as universidades estaduais já estão em estado de greve, representando mais uma tentativa do movimento docente em buscar a negociação, antes que seja necessária a realização de uma greve.
As Associações dos Docentes das Universidades estaduais (ADU), visitarão a Assembléia Legislativa do estado na terça-feira (8), às 09 h, para esclarecer a situação e solicitar aos parlamentares apoio para que o governo inicie as negociações. Os professores estão reivindicando a incorporação da gratificação de 70 % das Condições Especiais de Trabalho (CET), o que retiraria o salário recebido pelos professores da condição de segundo pior entre as Universidades estaduais do Nordeste, melhor apenas do que o do estado do Maranhão.
Na quinta-feira (10), a ADU realizará assembléias para definir os novos encaminhamentos do movimento. A expectativa da diretoria da Associação dos Docentes da UEFS (ADUFS) é que até esta próxima assembléia o governo apresente uma proposta de cronograma (índices e prazos) para incorporação da CET.

Fonte: iBahia.com