Assembleia aprova Estado de Greve

Após analisar detalhadamente o conteúdo da “proposta” do governo, a plenária da Assembleia Geral da Adusb reunida na tarde desta terça, 01, no Campus de Itapetinga, decidiu avançar no processo de mobilização e aprovou o Estado de Greve, último estágio antes da possibilidade de deflagração da greve. Os professores também aprovaram uma paralisação para o dia 09 de junho.

Entendido pelo Fórum das AD’s como “termo de descompromisso”, a proposta foi rechaçada por não atender os anseios da categoria e por não representar nenhuma garantia real de que será colocada em prática, uma vez que nada garante que o atual governo se reelegerá. Além disso, a plenária compreendeu que aceitá-la seria legitimar os ataques do governo à autonomia das Universidades, resguardada no Estatuto do Magistério Superior e na Constituição Federal. Desta forma, a Adusb devolverá ao governo uma avaliação do termo apresentado a partir do acúmulo de discussões da assembleia.

A disposição do governo em não negociar como o Movimento Docente (MD) está cada vez mais evidente. O Fórum dos Reitores também vem tentando intermediar as negociações, mas, no entanto, na manhã da última segunda, 31 de maio, durante uma reunião, o secretário de educação, Oswaldo Barreto, foi taxativo e disse que a proposta do governo é a que foi entregue no dia 19 de maio.

A paralisação no dia 09, além de movimentar a capital baiana, com um Ato Público marcado para as 15h em frente ao Shopping Iguatemi, também deverá movimentar os três Campi da Uesb, já que a categoria sentiu a necessidade de chamar a atenção da população das cidades onde está situada a Universidade. Foi aprovado que os professores deverão buscar ocupar espaços nos veículos de comunicação, realizem caminhadas e atos para demonstrar o descontentamento com a política do governo estadual. No transcorrer dessa discussão foi unânime a defesa de uma maior participação da categoria nas atividades promovidas pelo sindicato.  

Frente a lamentável forma como o governo vem tratando o MD, os professores decidiram engrossar a campanha por meio de um novo pacote de mídia com a permanência das ações já realizadas como outdoor e spot em rádio e demais em andamento como camisetas e cartazes, bem como outras formas que chamem a atenção da população para a realidade em que se encontram os professores universitários. Soma-se a isso a veiculação de um Vídeo Tape (VT) a partir desta quarta (02) em toda a Bahia (dias 03 e 04 no intervalo do Bahia Meio Dia e do BA TV – TV Sudoeste).  Assista aqui!

A plenária não se sentiu contemplada com as discussões sobre as resoluções do 3º Encontro de Comunicação do Andes-SN e decidiu protelar a aprovação das propostas para a próxima assembleia já agendada para o dia 10 de junho, no Campus de Vitória da Conquista. O descontentamento com a Unimed também foi pautado e a Adusb está providenciando um novo encontro com os dirigentes do plano de saúde a fim de buscar soluções para as constantes reclamações que vem atormentando os usuários do sistema.

Fonte: Ascom Adusb