Professores da Uefs decidem pelo “estado de greve”


Em assembléia realizada na noite de ontem (27), pela Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), foi aprovado pelos professores o estado de greve e a intensificação da mobilização da campanha salarial 2010.
O estado de greve significa mais uma tentativa do movimento docente em buscar a negociação com o Governo do Estado, antes que seja necessária a deflagração de uma greve. A campanha salarial 2010 reivindica a incorporação da CET - Condições Especiais de Trabalho _ de 70 %, gratificação paga pelo governo aos professores de forma separada do salário base. Atualmente, o salário recebido pelos professores das universidades estaduais da Bahia é o segundo pior entre as Universidades estaduais do Nordeste, melhor apenas do que o do estado do Maranhão.
Durante a assembléia ficou decidido também a realização de uma paralisação das atividades acadêmicas na Uefs, no dia 8 de junho. Nesta data, os professores das quatro universidades estaduais baianas (UEFS, UESB, UNEB e UESC) realizarão um Ato Público em Salvador. Já esta marcada uma nova assembléia para o dia 10 de junho para avaliar a negociação com o governo, pois este ainda não se manifestou quanto à reivindicação salarial dos docentes. Até lá, os docentes vão solicitar mais uma vez do governo que, neste período, apresente uma proposta de cronograma (índices e prazos) para a incorporação da CET.
Desde novembro de 2009, as quatro Associações Docentes, reunidas no Fórum das ADs, tentam negociar com o governo a respeito da Campanha Salarial 2010; das questões relacionadas a promoção progressão de carreira e mudança de regime de trabalho; da revogação da Lei 7.176, que interfere na autonomia das Universidades Estaduais e sobre os recursos que melhorem as condições de trabalho (falta de professores, servidores, salas, equipamentos etc.).
Até agora, o movimento docente se reuniu com o governo apenas duas vezes. A última reunião aconteceu na segunda-feira (24) com a participação do Superintendente de RH da SAEB (Secretaria da Administração do Estado da Bahia), Adriano Tambone, o Coordenador da CODES (Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior da SEC), Clóvis Caribe, o Reitor da UEFS, José Carlos Barreto, o representante do ANDES - Sindicato Nacional e o Fórum das ADs.
Durante a reunião, os representantes do governo apresentaram um Termo de Compromisso no qual propõe apenas que a negociação fique para novembro, quando seria instalada uma Mesa Setorial de Negociação. Nesta mesa, seria priorizada a discussão a respeito da incorporação da CET e um cronograma de implantação a partir de 2011.
Para o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas, a proposta do governo de deixar a negociação apenas para novembro, e em aberto sobre índices e prazos, é uma tentativa de desmobilizar a categoria. “O movimento docente não esta lutando contra o governo, estamos buscando melhorias para categoria. E salário é um dos elementos para garantir a qualidade do nosso trabalho”, afirma.
Dantas ressalta, ainda, que a greve não é desejo do movimento, mas, as vezes, se torna a única ferramenta possível para pressionar o governo a negociar. “A greve não é boa para ninguém, por isso a prioridade do movimento é, e sempre foi, a negociação”, afirma.

Fonte: Ascom ADUFS