Governo apresenta proposta de “descompromisso”

A já conhecida marca do Governo Wagner foi reafirmada durante a reunião ocorrida nesta segunda, 24, na Secretária de Educação (SEC), através dos seus representantes Adriano Trombone (SAEB) e Clóvis Caribé (CODES). No encontro ficou evidente a enrolação do governo ao não apresentar uma proposta concreta que contemplasse os anseios da categoria docente. 

Tentando manter a mesma tática da enrolação, o governo alega que o documento solicitando a incorporação chegou ao seu conhecimento em 30 de abril último, enquanto que, na verdade, o pedido aconteceu desde o dia 25 de novembro de 2009. Diante deste pretexto, os técnicos apresentaram um termo de compromisso com a abertura da mesa setorial de negociação somente para 10 de novembro, quando será priorizada a elaboração, análise e discussão da proposta de incorporação da CET no qual se contemple a elaboração de um cronograma de implantação a partir de 2011. A proposta é entendida pelo Movimento Docente (MD) como um “descompromisso”, já que acontecerá somente após o período eleitoral, abrindo assim, o caminho para o aniversário de um ano de enrolação, além de não haver garantia da reeleição do Governador Jaques Wagner em outubro, o que poderá inviabilizar as negociações.

Ao se discutir a intervenção do governo nas universidades, caracterizada como um verdadeiro ataque à autonomia universitária, os técnicos garantiram que os processos de promoção e progressão, desde que devidamente fundamentados pela instituição, serão autorizados pelo COPE e pagos, enquanto os pedidos de mudança de regime continuarão sendo avaliados pela SAEB e implantadas em folha de pagamento. Ao fim o governo propõe a garantia da análise e implantação de tais processos. 

Sem avanços – Desapontados, no período da tarde, os diretores se reuniram no Fórum das AD’s e entenderam que não houve avanços concretos em relação ao último encontro. Desta forma, defenderam o avanço nas mobilizações com a defesa e aprovação do Estado de Greve, durante as próximas assembleias. O presidente da Adusb e coordenador do Fórum das AD’s, Alexandre Galvão, conclamou a categoria a rejeitar a proposta: “O termo de compromisso apresentado pelo governo é extremamente vago, apontando para uma mesa setorial somente em novembro com a possibilidade de elaboração de um cronograma de trabalho. Realmente o governo parece, mais uma vez, brincar com o Movimento Docente baiano e não perceber a gravidade da situação. Além disso, ainda quer que legitimemos a sua intervenção nas Universidades ao solicitar que aceitemos a ‘garantia’ da análise dos processos de progressão, promoção e mudança de regime de trabalho”.

Frente à “proposta” do governo, o Fórum elencou novas atividades no calendário de mobilização nos primeiros dias de junho, sendo previsto Ato Público em Salvador, visita à ALBA, além de assembleias gerais unificadas. Neste mês a campanha de mídia também se intensificará partindo para a exibição de um spot na TV em toda a Bahia.

Calendário de Mobilização

27/05 – Assembleia Geral da ADUFS
01/06 – Assembleias Gerais (ADUSB/ADUNEB/ADUSC)
02/06 – Protocolar documento na SEC com resultados das Assembleias
08/06 – Indicativo de Paralisação com Ato Público no Iguatemi – Salvador
08/06 – Visita à Assembleia Legislativa (ALBA)
08/06 – Reunião Extraordinária do Fórum das AD’s
09/06 – Novas Assembleias Gerais Unificadas

Fonte: Ascom Adusb