ANDES-SN cumpre desafio de organizar eleições nacionais para sua nova diretoria

O ANDES-SN conseguiu, mais uma vez, cumprir satisfatoriamente o desafio de organizar uma eleição nacional sem o registro de nenhuma espécie de problema.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, José Vitório Zago, 10.836 docentes foram às urnas, o que significa 16,48% do número de eleitores aptos a votar.

“O número total de votantes ficou um pouco abaixo do verificado na  eleição anterior, realizada em 2008, quando registramos a participação de 20% dos docentes aptos a votarem”, afirma ele.

Alta participação no sul
No Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria – Sedusfm, no Rio Grande do Sul, os docentes ficaram satisfeito com a participação dos eleitores, superior a do pleito de 2008.

Do total de 1233 sindicalizados, 477 foram as urnas. A Chapa 1 recebeu 371 votos e houve ainda 86 votos em branco e 20 nulos. A Seção Sindical realizou eleições para escolha da sua diretoria, paralelamente às eleições para o Sindicato Nacional.

Situação adversa em RR
Na Universidade Federal de Roraima - UFRR, os resultados foram surpreendentes. Apesar do boicote da diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFRR – Sesduf- RR, mais de um terço dos professores aptos a votar compareceram às urnas.

“A diretoria encaminhou uma carta ao ANDES-SN informando que, por motivos internos, não organizaria a eleição para a nova diretoria do Sindicato Nacional. Entretanto, a Secretaria Regional Norte I assumiu a tarefa”, afirma a 1ª secretária daquela Regional, Roseanie de Lyra Santiago.

De acordo com Rose, participaram 73 dos 207 professores aptos a votar, incluindo vários membros da diretoria da mesma Sesduf-RR que se esquivou de conduzir o pleito. Foram 62 votos favoráveis à Chapa 1, nove brancos e dois nulos.

Boicote duplo na BA
Na Universidade Federal da Bahia – UFBA, a diretoria da Associação dos Professores - Apub teve a mesma atitude esquiva da de Roraima e, na véspera da eleição, comunicou à diretoria do ANDES-SN que não organizaria o pleito. Neste caso, a tarefa foi assumida pela Secretaria Regional Nordeste 3 do ANDES-SN. 

Com poucas horas para convocar os docentes, a Secretaria Regional ainda enfrentou um novo boicote. “Todas as nossas mensagens distribuídas pelas listas da Apub e da própria UFBA foram censuradas, impedindo que a convocação para a eleição chegasse até os professores”, afirma a 1ª vice-presidente Regional, Maria Cecília de Paula.

Mesmo assim, os professores se mobilizaram e conseguiram garantir dez seções eleitorais em funcionamento, inclusive em outros campi, como na Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB que, até àquela data, não possuía seção sindical independente da Apub. “Infelizmente, não tivemos pernas para estruturar as eleições em campi como o de Vitória da Conquista. Mesmo em Salvador, não pudemos contemplar todos os departamentos”, esclarece Cecília.

De acordo com ela, o resultado foi que, apesar de todas as adversidades, 176 docentes manifestaram seus votos. “Também recebemos muitos e-mails de professores reclamando que não encontraram urnas em seus departamentos ou que só souberam da eleição quando ela já havia terminado”, acrescenta. A UFBA possuía 2.484 docentes aptos a votar.

Para a 1ª vice-presidente, o resultado só fortalece a sua convicção de que a presença do ANDES-SN é fundamental para os docentes da UFBA. “É justamente por isso que estamos convocando uma assembléia para o dia 16/6, com o objetivo de reorganização nossa Seção Sindical na instituição”, esclarece.

Superação no CE
Na Universidade Federal do Ceará – UFC, a diretoria da Seção Sindical local do ANDES-SN também descumpriu sua obrigação regimental de organizar as eleições. E o pior: avisou aos docentes sindicalizados apenas 48 horas antes do início do pleito que estava tomando aquela postura em respeito ao resultado do plebiscito realizado em abril, por meio do qual parte dos docentes manifestou desejo de se desvincular do ANDES-SN.

Coube, então, à Secretaria Regional Nordeste I do ANDES-SN dar o apoio necessário para a organização da eleição no Estado. Faixas, spots na rádio universitária, mala-direta para os professores e busca de apoio nos departamentos. Em poucas horas, estava organizado o pleito em 48 seções eleitorais diferentes. 

Na Faculdade de Educação, os 45 votantes apostaram na Chapa 1 para conduzir o Sindicato Nacional. Nas Casas de Cultura Estrangeira, foram 27 votos na Chapa 1 e apenas um em branco. A urna dos aposentados registrou a participação de 89 votantes: 85 deles apoiaram a Chapa 1 e quatro votaram em branco. No geral, manifestaram-se nas urnas 337 docentes de um universo de 2.239 aptos a votar. Foram 300 votos na Chapa 1 (89,02%), 35 em branco (10,39%) e dois nulos (0,59%).

“Com mais tempo de organizar a eleição, certamente o resultado seria ainda melhor. Mas, mesmo assim, a participação dos docentes é uma demonstração clara de que eles estão dispostos a manter uma Seção Sindical do ANDES-SN atuando e intervindo na UFC”, analisa a presidente da Comissão Eleitoral Local, Tânia Maria Batista de Lima.

Baixa participação em MT
Já na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso – Adufmat Seção Sindical, os docentes que compareceram às urnas se mostraram preocupados com a baixa participação: votaram apenas 2,5% dos docentes da universidade.

O professor Expedito Sabino, do Departamento de Educação Física, avalia que as pessoas estão descrentes de tudo e, por isso, desistiram de investir ideologicamente nas entidades que as representam. “Isso é um erro”, acrescenta.

O professor Dorival Gonçalves Jr., do Departamento de Engenharia da UFMT, disse que “a participação na escolha da nova diretoria do ANDES-SN, é importante, porque fortalece a entidade”.

Ele acrescenta que há um projeto concreto de subordinação das universidades públicas. “Forças nacionais e internacionais estão se apropriando das estruturas que são públicas e o ANDES-SN ainda é um dos raros locais de luta e oposição a essa subordinação”. Na avaliação dele, a Chapa 1 representa uma convocação para que os professores retornem para a luta e que vejam as universidades federais como patrimônio de todos nós”.

Avaliação nacional
O 2º vice-presidente da Secretaria Regional Pantanal – Edmir Ribeiro Terra, da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Dourados – Adourados Seção Sindical, avalia que, embora houvesse chapa única e que apenas um voto seria o suficiente para ela vencer, o número de votantes foi considerado satisfatório.

“Isto mostra que muitos docentes confiam e acreditam que a nova diretoria irá se empenhar nas bandeiras de luta e reivindicação em todas as áreas e ministérios que de alguma forma tenham ligação com o processo de ensino-aprendizagem nas Universidades brasileiras”.

Fonte: Andes-SN