Fórum das ADs cobra posicionamento dos Reitores

O Fórum das Associações Docentes (ADs) esteve reunido com o Fórum dos Reitores na última sexta, 30 de abril, na UNEB – Campus I, para discutir a campanha salarial, processos internos, orçamento, ações conjuntas, além de outros problemas das Universidades da Bahia.

Os diretores cobraram um posicionamento público dos reitores com a participação deles em uma coletiva à imprensa, assinatura de um documento e a solicitação de uma reunião conjunta com o governo onde serão cobradas providências para os problemas das universidades, em especial no que trata à Campanha Salarial dos docentes. No entanto, os reitores apenas se dispuseram a solicitar e participar de uma reunião coletiva (pré-agendada para esta sexta-feira, 7 de maio).

Sobre a questão orçamentária os diretores se surpreenderam com a notícia revelada pelos reitores de que, pela primeira vez na história das Universidades Estaduais da Bahia, o governo suprimiu recursos da fonte 61, deixando as Universidades sem cumprir suas obrigações no ano de 2009, o que gerou uma série de problemas, atingindo profundamente a comunidade acadêmica bem como o pleno funcionamento das UEBA. Foi revelado ainda que o ano de 2009 foi o único em que as quatro universidades não tiveram suplementação de recursos.

Ao serem questionados sobre o andamento dos processos de progressão e promoção, os reitores se limitaram a informar que foi solicitada uma audiência com o governo a fim de discutir as tramitações internas no intuito de obter uma resposta concreta. Com relação aos demais pontos, os reitores disseram que analisarão as propostas do Movimento Docente, sem assumir qualquer compromisso, no entanto.

Fonte: Ascom Adusb (Com informações da Ascom-Fórum das ADs)