Adufs: Assembleia aprova paralisação e pauta indicativo de greve

Com a presença de 71 professores(as), após discussão sobre a situação salarial, foi encaminhada e aprovada, por unanimidade,a realização de uma paralisação das atividades acadêmicas na UEFS no dia 28 de abril, conforme indicativo do Fórum das ADs, bem como um ATO PÚBLICO na Governadoria. O objetivo desta mobilização é denunciar à sociedade o tratamento que o governo Wagner vem dando às Universidades Estaduais, principalmente no que se refere aos salários dos docentes. Assim, pretende-se dar continuidade à Campanha Salarial 2010, cuja reivindicação é a INCORPORAÇÃO DA CET.
 
Diante do silêncio oficial, já que a pauta foi protocolada na SEC desde novembro do ano passado, foi aprovado que já na próxima assembleia, no dia 13 de maio, seja pautada a discussão sobre o indicativo de greve. Na defesa desta proposta, foi dito que se a categoria não demonstrar firmemente sua disposição para a luta, o governo se sentirá à vontade para não iniciar imediatamente a negociação.
 
Ficaram explícitas durante a assembleia a indignação e a inquietação dos docentes quanto ao fato dos salários estarem hoje tão defasados e ocupando o penúltimo lugar entre os das Universidades Estaduais do Nordeste. Os argumentos principais foram a desconfiança de que se não houver a luta, a pressão sobre o governo, inclusive considerando todas as possibilidades para o próximo, o que se avizinha é uma deterioração ainda maior dos salários. Isto porque, como no passado, a política do governo para a Educação Superior baiana tem sido desastrosa. Orçamento insuficiente e desrespeito a autonomia continuam, também, como problemas crônicos que apenas se agudizam.
 
A Diretoria da ADUFS, portanto, convida a todos e todas para a participarem das atividades de mobilização, informando que o SINTEST também aprovou, em assembleia, a paralisação dos técnico-administrativos para o dia 28 de abril, com os quais deveremos unir esforços para construção do ATO PÚBLICO na Governadoria.

Fonte: Adufs