Docentes da UFRB registram Seção Sindical do ANDES-SN em Cruz das Almas (BA)

Por Najla Passos
ANDES-SN

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB já conta oficialmente com sua própria Seção Sindical do ANDES-SN desde a última segunda-feira (22/3), quando foi concluído o processo de registro em cartório da Seção Sindical dos Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – APUR.

De acordo com o secretário-executivo da diretoria da nova Seção Sindical, Robério Marcelo, o registro resulta de um longo processo de discussão e amadurecimento político dos docentes vinculados àquela instituição. “O registro da APUR é uma grande vitória para os professores da UFRB. Agora, estamos definitivamente integrados à luta política empreendida pelo Movimento Docente nacional em prol de melhores condições de trabalho para nossa categoria e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma.

A 1ª vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN, Maria Cecília de Paula Silva, lembra que o ANDES-SN é o legítimo representante dos docentes em âmbito nacional, tanto do ponto de vista legal quanto do político. “O ANDES-SN possui 30 anos de história em defesa dos professores universitários de todo o país e é a entidade que detêm o registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE para representá-los oficialmente”, complementa.

 

Histórico


Fundada em 2006, a mais nova universidade federal baiana teve como base o campus da antiga Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no município de Cruz das Almas, a 157 Km de Salvador.
Antes da criação da nova universidade, portanto, os professores que atuavam no campus eram sindicalizados na Associação dos Professores da Universidade Federal da Bahia – APUB. Com a legitimação da UFRB e as conseqüentes contratações de docentes, começou o movimento para criação de uma Seção Sindical do ANDES-SN autônoma no campus.

No dia 13 de outubro de 2008, a 1ª vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN conduziu, no Auditório da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, uma assembleia geral histórica que resultou na deliberação para o processo de fundação da APUR. “A APUB chegou a pedir uma liminar judicial para impedir a assembleia, mas conseguimos realizá-la e deliberar pela fundação da APUR. Também votamos o Regimento da Seção Sindical e elegemos a diretoria provisória, com o professor titular Amilcar Baiard como presidente”, lembra Robério.Desde então, a diretoria provisória da Seção Sindical iniciou o processo de debates e conversações com a categoria, que hoje soma 485 docentes na UFRB. Na última semana, após um longo processo de espera, conseguiram concluir o registro em cartório da entidade.