Grevistas da UnB conseguem ocupar palco da Conferência Nacional de Educação

Por Najla Passos
ANDES-SN

 

Docentes, técnicos e estudantes da Universidade de Brasília –UnB conseguiram ocupar o palco da Conferência Nacional de Educação – CONAE, no início da noite de domingo (28/3), para protestar contra o corte de até 26,02% nos salários dos servidores da instituição e contra a política do Governo Lula para a área. 

 

“Enquanto o Brasil gastar 36% do orçamento pagando juros da dívida pública e somente 2,8% em educação, nós podemos fazer dez conferências que não vamos resolver o problema do sucateamento da educação no país”, afirmou o representante do Comando Unificado de Greve da UnB e da Conlutas, Rodrigo Dantas. 

 

Protesto pacífico

O protesto dos grevistas da UnB começou às 16h, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, de onde os manifestantes saíram em passeata até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local em que a conferência está sendo realizada. Os diretores do ANDES-SN suspenderam a reunião da diretoria, realizada na sede do Sindicato, em Brasília, e se deslocaram até o local para engrossar o protesto.

 

Caracterizados de “lixo”, eles criticaram o descaso do governo Lula com a universidade pública, a carreira docente e a Educação em geral. “Estou vestido de lixo porque é assim que se sentem os docentes e técnicos das universidades públicas”, esclareceu o presidente do ANDES-SN, Ciro Correia que, em seguida, retornou com os demais diretores da entidade para a sede do ANDES-SN.

 

Ocupação

Por volta das 18h, horário marcado para a abertura da Conferência, os manifestantes decidiram entrar no auditório. “Nós estamos tentando uma audiência com o presidente Lula desde a semana passada e, como soubemos que ele estará aqui, queremos que ele nos ouça”, explicaram. O presidente Lula, entretanto, não estava no local.

 

Houve confronto com os seguranças e com a Polícia Militar, mas os manifestantes, em grande número, conseguiram entrar no salão principal. A apresentação de uma orquestra infantil foi interrompida e, após acordo com os organizadores, os manifestantes puderam falar. Representantes das três categorias em greve da UnB e do Comando Unificado esclareceram os motivos da manifestação e deixaram o auditório.