Uefs: Mobilização dos técnicos e dos estudantes reforça a importância da luta unificada

Com a redução das verbas e o agravamento da crise nas Ueba por causa da falta de recursos, as entidades representativas das três categorias vêm tentando se articular e construir de maneira unificada a luta por, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos, já! A campanha do Fórum das ADs vai nessa direção, desdobrando a questão orçamentária em melhores condições de estudo e trabalho, concurso público para técnicos e docentes, garantia de permanência estudantil e regulamentação do plano de cargos dos técnico-administrativos.

A possibilidade de suspensão do funcionamento do bandejão na Uefs e a piora nas condições de estudo (falta de material, de sala, de equipamentos e professores) já provocaram alguns protestos por parte dos estudantes. Indignados, os discentes bloquearam a entrada de veículos no pórtico da instituição, na última quarta-feira (9). A mobilização continuou nas salas e finalizou com um Ato na Reitoria. Em reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB), na última quinta (10), foi aprovada uma assembleia para esta quarta (16), quando serão discutidas novas ações.

A enrolação do governo quanto à regulamentação do plano de cargos e salários e o reajuste linear abaixo da inflação de 2013, por outro lado, tem mobilizado os técnico-administrativos, levando-os inclusive à paralisação das suas atividades. Na ultima assembleia, em 10 de abril, eles aprovaram se juntar aos docentes e paralisarem as atividades acadêmicas conjuntamente, nos dia 29 de abril e 28 de maio.  A categoria ainda aprovou a participação na paralisação e na manifestação convocadas para a quarta-feira (16), pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

Presente no Ato realizado pelo DCE e na assembleia do Sintest, a diretoria da Adufs tem defendido que, embora as reivindicações pareçam diferentes, elas têm uma mesma origem, que é a política do governo Wagner para a Educação Superior sob a sua responsabilidade. E, nessa perspectiva, a unidade só vem a fortalecer a luta da comunidade universitária em defesa da Uefs e dos interesses das categorias. 

Fonte: Ascom Adufs