Fórum das ADs discute estratégias de mobilização

Foto: ASCOM Fórum das ADs

Em sua última reunião, no dia 21/02/2014, na ADUSC, o Fórum das ADs iniciou as discussões avaliando as últimas reuniões com o governo (dias 03/02/2014 e 18/02/2014), assim como a conjuntura atual, referente ao quadro de vagas e as filas nas promoções. É consenso que o governo vem protelando, sem razão, o envio à AL-BA dos PLs que tratam da ampliação do quadro de vagas e de sua desvinculação das promoções. Em função disto, também é consenso que o MD deve adotar ações mais contundentes caso o governo não apresente um encaminhamento efetivo sobre o tema na próxima reunião com o Fórum das ADs, marcada para o dia 13/03/2014.

O Fórum das ADs debateu também o silêncio do governo sobre o reajuste linear, devido em nossa data base (01 de janeiro), para repor as perdas inflacionárias referentes ao ano de 2013 (5,91%, segundo o IPCA). Até o momento, o governo manteve o mais absoluto silêncio sobre a questão e todos os seus interlocutores recusam-se a comentar o assunto. Para evitar o confisco ocorrido em 2013, confisco este que teve o apoio de algumas representações sindicais, mas que foi denunciado e repudiado pelo Fórum das ADs, é consenso que o MD docente deve aumentar a cobrança e fortalecer na mídia a denúncia deste desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público estadual da Bahia. 

Sobre o GT Carreira tripartite, cuja criação foi reivindicada pelo MD como parte dos desdobramentos da última campanha salarial, para estudar possíveis alterações no Estatuto do Magistério Superior do Estado da Bahia (Lei 8352/02), com o objetivo de promover a valorização da carreira, o Fórum da ADs encaminhou por aguardar um posicionamento do governo e reitorias acerca da minuta de regimento do GT, apresentado pelo Fórum das ADs na reunião do dia 18/02/2014, entre governo, Fórum dos Reitores e Fórum das ADs.

A coordenação do Fórum das ADs, em nome das quatro ADs que o compõe, também subscreveu nota em solidariedade aos Tupinambás e aos pequenos agricultores do sul da Bahia (clique aqui).