Assembleia discute Caderno de Texto 33º Congresso do Andes e pauta interna

 

No dia 31 de janeiro, o(a)s docentes da Uesb realizaram assembleia em Itapetinga para discussão do caderno de texto e anexos que serão utilizados no 33º Congresso do Andes-SN. Além de pontos da pauta interna como o adicional de insalubridade.

Pauta interna

O presidente da Adusb, Marcos Tavares, repassou informações sobre a situação das progressões, promoções e adicional de insalubridade. A categoria considerou a situação como insustentável e defendeu um posicionamento firme diante da morosidade de tramitação. Neste sentido, foi definido que a Adusb entrará com ação contra o governo e reitoria para pedir o pagamento imediato das progressões, pois no entendimento do GT Carreira do Fórum das ADs, as progressões não dependem de comprovação orçamentária. 

Sobre o adicional de insalubridade, a Adusb entrará com uma ação jurídica contra a morosidade na tramitação dos processos. Segundo o presidente da Adusb, Marcos Tavares, em reunião com o reitor, o mesmo informou que irá contratar engenheiro de segurança para avaliar ambientes da universidade, equipamentos de segurança individual e coletivos, bem como orientar professore(a)s nos processos de adicional de insalubridade.

Entre os encaminhamentos, também foi aprovada a divulgação dos trabalhos da Auditoria Cidadã sobre a dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais entre a classe trabalhadora na região. A possibilidade de trazer a coordenadora da Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli, foi aprovgada.

33º Congresso do Andes-SN

O 33º congresso do Andes-SN acontecerá entre os dias 10 e 15 de fevereiro em São Luís (MA). Cientes da importância do evento para os rumos do movimento docente nacional, a Adusb participará do evento com sete delegado(a)s e três observadores. Para que a delegação possa de fato representar a categoria durante o congresso, a plenária discutiu TRs do caderno de texto para definir os posicionamentos a serem defendidos.

TR 4 – O(A)s docentes são favoráveis, sem prejuízo de modificação desde que não alterem o conteúdo.

 TR 5 - No texto 2 de conjuntura da página 26, a greve geral é colocada como uma greve federal, esquecendo que o Andes-SN representa setores das estaduais, municipais e particulares. Além disso, cabe à CSP-CONLUTAS no seu papel central sindical, provocar as demais centrais para a construção de uma greve REALMENTE geral. O(A)s docentes são contra a TR-5, no sentido de que ela seja modificada para considerar os dois aspectos acima. Delegado(a)s devem votar contra o texto da forma que está e defender a sua modificação.

TR 6 - Aprovar sem prejuízo de modificações, desde que não alterem o conteúdo.

TR 8 - Aprovar do jeito que está.

TR 9 - Aprovar do jeito que está, sem modificações

Após a leitura do Texto 11, o(a)s docentes decidiram por dissolver os GTs formados em 2013 para uma nova formatação. Os nomes listados abaixo foram indicados pela plenária. Para o(a)s docentes que tiverem interesse em integrar os grupos, basta entrar em contato com a secretaria da Adusb de seu campus. 

 

1) GT de Política de Formação Sindical: Alexandre Galvão, Vinícius Correia e Cristiano Ferraz.

2) GT de Política Educacional: Alexandre Galvão, Marcos Tavares e Soraya Adorno.

3) GT de Política Agrária, Urbana e Ambiental: Soraya Adorno, Patrícia Cara e Nelma Gusmão.

4) GT de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual: Márcia Lemos, João Diógenes Santos e Francisco Cardoso.

5) GT Carreira: Alexandre Galvão e Ana Angélica Barbosa.

6) GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria: Marcos Tavares e Andréa Brás.

 

Sobre a conduta dos membros dos GTs, a assembleia definiu que os membros do GT devem se comprometer a se reunir periodicamente e garantir atividades locais destes GTs, dentro dos limites orçamentários da Adusb. A diretoria da Adusb assumiu o compromisso de garantir a participação de apenas um membro local, em sistema de rodízio, nas atividades nacionais ou regionais dos GTs, desde que sejam uma por mês.  A categoria também definiu que os GTs que terão prioridade em 2014 serão o GTPFS e GTPE. As exceções a estes encaminhamentos deverão ser discutidos em assembleia.

TR 12 - Favorável sem modificações

TR 14 - Favorável sem modificações 

TR 16 - Favorável sem prejuízo de modificação

TR 24 - Favorável sem prejuízo de modificação

TR 40 - Contra a TR em sua totalidade, mesmo com modificações. Defesa do conceito de autonomia e avaliação do Caderno 2 do ANDES-SN.

TR 43 - Contra a TR em sua totalidade.

TR 47- Favorável à TR 

TR 48 - Favorável a TR, sem prejuízo de modificação, mas mantendo a participação na CSP-CONLUTAS. Uma assembleia constituinte exclusiva não é solução para o problema.

TR 53 - Votar contra na totalidade, mantendo o que já está no estatuto, sem modificações.

TR 54 - Votar contra.

TR 57 – Propostas: (1) Votar contra, seguindo encaminhamento da CSP-CONLUTAS/ (2) Deixar em aberto para debate/ (3) Participar com o objetivo de mudar o encaminhamento do plebiscito dentro das perspectivas da CSP-CONLUTAS. Empate entre (1) e (2), portanto, na prática, fica em aberto e os delegados ficam livres para votar como quiser.

TR 63 - Aprovar sem prejuízo de modificações.

TR 67 - Votar contra na totalidade, mantendo o que já está no Caderno 2.

TR 68 - Favorável somente com a modificação de que a paralisação seja do setor das Federais

TR 70* (57). (1) Votar contra, seguindo encaminhamento da CSP-CONLUTAS/ (2) Deixar em aberto para debate/ (3) Participar com o objetivo de mudar o encaminhamento do plebiscito dentro das perspectivas da CSP-CONLUTAS. Empate entre (1) e (2), portanto, na prática, fica em aberto e os delegados ficam livres para votar como quiser.

TR 72 - Votar a favor.

TR 73* (57). (1) Votar contra, seguindo encaminhamento da CSP-CONLUTAS/ (2) Deixar em aberto para debate/ (3) Participar com o objetivo de mudar o encaminhamento do plebiscito dentro das perspectivas da CSP-CONLUTAS. Empate entre (1) e (2), portanto, na prática, fica em aberto e os delegados ficam livres para votar como quiser.

TR 75 - Aprovado o princípio, sem prejuízo de modificações. Questão do fundo de greve (Estadual ou cada AD tem o seu? Ao final da greve os recursos voltam para o ANDES-SN?).