Governo protela agendamento de reunião com o MD

Apesar da cobrança diária do Fórum das ADs, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, há quase dois meses protela o agendamento da reunião com o movimento para a discussão do orçamento 2014. A desvinculação de vagas por classe, ampliação do quadro docente e de cargos, bem como promoções e progressões na carreira também são temas a serem debatidos. Durante a reunião realizada no dia 29 de outubro, o governo se comprometeu a realizar um encontro com os reitores e posteriormente com o(a)s docentes para a discussão dos encaminhamentos da pauta de reivindicações. A reunião com os gestores aconteceu em novembro, mas até o momento o governo não voltou a receber o Fórum das ADs.

Em outubro, os representantes governamentais confirmaram com todas as letras a redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio, bem como o percentual inferior a 5% da RLI para o orçamento para 2014. Em relação à situação do quadro de vagas, os reitores anunciaram na ocasião que já teriam discutido com os representantes governamentais a ampliação até 2015, restando ao governo apenas atender à demanda.

Leia mais sobre a última reunião com o governo.

Ainda reunidos, o(a)s docentes propuseram que o governo marcasse uma nova reunião com o Fórum das ADs e que nela já apresentassem uma proposta de aumento no orçamento para 2014, regularização dos pagamentos aos credores das Ueba, prazos para solucionar os problemas relativos aos processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho e a desvinculação do quadro de vagas às classes. Naquele momento o governo aceitou se reunir com o MD com a condição de que deveriam discutir o assunto antes com os reitores. O referido encontro ocorreu em novembro. No entanto, nada de novo foi apresentado.

Luta por mais verbas

No dia 11 de dezembro, docentes, técnico(a)s e estudantes paralisaram suas atividades para realizarem uma audiência e aula pública na Assembleia Legislativa por mais verbas para as universidades estaduais. Na ocasião, a comunidade acadêmica reivindicou aumento para 7% da RLI para o orçamento das universidades e denunciou a redução de verbas para 2014.

O Fórum das ADs também entrou em contato com diversos deputados para o encaminhamento de uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 que garanta um acréscimo de R$ 430 milhões ao orçamento das UEBA. O valor representa o necessário para que as universidades alcancem 7% da RLI, percentual defendido pelo Movimento Docente desde 2010. A votação da LOA e suas respectivas emendas devem ocorrer entre os dias 13 e 17 de janeiro.

O tensionamento entre Fórum das ADs e Codes tem ocorrido com frequência para que o governo receba o Movimento. Contudo, mesmo com todos os esforços, Pitombo continua a se esquivar. O Movimento Docente não aceitará tamanho descaso com a situação das universidades estaduais, assim como o total desrespeito do governo para com a categoria ao não honrar o compromisso assumido. Em busca de estratégias para o início de fato das negociações acerca do orçamento, o Fórum das ADs se reunirá no dia 15 de janeiro na sede da Aduneb. Como forma de mobilização e denúncia, o Movimento Docente participará da Lavagem do Bonfim no dia 16 de janeiro.