Assembleia discute regimento eleitoral da Uesb

Com a proximidade da eleição para reitor(a) da Uesb, a assembleia realizada durante o Dia Estadual de Luta, nesta quarta (9), discutiu modificações no regimento eleitoral. Após dez horas de intenso debate, princípios expressos no caderno 2 do Andes foram incorporados ao regimento e serão defendidos no Consu pela Adusb.

Veja o documento aprovado completo.

A submissão do processo eleitoral à lista tríplice foi questionada pelo(a)s professore(a)s presentes. Segundo os princípios de gestão democrática previstos pelo Andes, as eleições universitárias devem se encerrar no âmbito da própria instituição. Assim, a Adusb mais uma vez se posicionará contrária a uma possível intervenção do governo no resultado final da eleição. Um documento em que o(a)s candidato(a)s assumam o compromisso de não concordarem com sua nomeação pelo governador, caso não sejam o(a)s vencedore(a)s do pleito, será feito pela Adusb.

Sobre o colégio eleitoral, o plenário entendeu que devem votar estudantes, docentes e servidore(a)s efetivos. A decisão foi tomada por estar de acordo com o princípio histórico da defesa dos concursos públicos para o combate à precarização do trabalho. A paridade dos votos entre as três categorias foi mantida. Embasados nos posicionamentos políticos do Andes, o(a)s docentes decidiram ainda que serão contra a reeleição, como forma de garantir a renovação e dificultar a manutenção de vícios políticos. O documento completo com as modificações aprovadas na assembleia da ADUSB será enviado aos departamentos para que seja discutido entre a categoria.