Boletim Eletrônico - InformAdusb – 16 de agosto de 2013


Consu discute crise na Uesb e proposta de Estatuinte 


A reunião do Consu desta quarta(14),  discutiu questões importantes  como a questão do atraso nos pagamentos dos trabalhadores terceirizados e também a proposta de Estatuinte. O presidente da Adusb, Marcos Tavares, ainda na sessão de comunicações apresentou a moção de apoio da assembleia da Adusb  aos terceirizados, cobrou o pagamento imediato dos salários e que fosse incluída na pauta da reunião a discussão da questão. O reitor informou que o DFCH havia pedido inclusão do tema à pauta. Outros diretores de departamento também pediram a inclusão, o que foi aceito e amplamente debatido. Após pressão, o reitor enfim prestou esclarecimentos mais detalhados sobre o(a)s terceirizado(a)s e o orçamento da universidade. A denúncia pública da crise também foi aprovada pelo Conselho.



Assembleia cobra esclarecimentos sobre a crise na Uesb 

Reunidos em assembleia realizada na segunda (12), no campus de Vitória da Conquista, o(a)s docentes da Uesb discutiram a situação do atraso do pagamento do(a)s trabalhadore(a)s terceirizado(a)s, orçamento e quadro de vagas. Diante da necessidade de ações concretas para superação da crise, foi aprovada a cobrança de esclarecimentos da reitoria sobre a questão orçamentária e ampliação do quadro docente, bem como a possibilidade de abertura de uma ação pública contra o governo do Estado.



Greve dos trabalhadores da educação no RJ está crescendo a despeito das ameaças dos governos 

A educação pública no Rio de Janeiro está em luta. Os profissionais da educação da rede municipal somaram-se à greve da rede estadual e estão paralisados desde o dia 8 de agosto.

As principais reivindicações são por reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho, um plano de carreira unificado, fim da política de meritocracia e um terço da carga horária para planejamento das aulas.