Vinte entidades participaram da segunda reunião do 11 de julho

Dando continuidade aos preparativos para a construção do ato unificado no dia 11 de julho puxado pela CSP-Conlutas e diversas centrais sindicais que acontecerá em todo Brasil, a Adusb participou na manhã desta sexta (5) da segunda reunião organizativa do ato em Vitória da Conquista. Na ocasião, os vinte sindicatos e movimentos populares presentes deliberaram pelo fortalecimento da pauta nacional, definição da pauta local, realização de atividade preparatória, bem como criação de comissões de comunicação, mobilização e formação.

No início da reunião, as entidades prestaram informes sobre as mobilizações e paralisações no dia 11 de julho. A Adusb esclareceu que tem uma assembleia agendada para o dia 9 de julho para que a categoria decida se irá paralisar para maior integração nas atividades.

A Praça Barão do Rio Branco foi escolhida como espaço para a concentração que se iniciará a partir das 8h. Cada entidade deverá levar suas bandeiras, faixas e cartazes com a pauta nacional, local e específica de sua categoria. Uma atividade de formação com análise de conjuntura na terça (9) também foi deliberada pelo movimento.

Como forma de dinamizar a organização das atividades, foram criadas as comissões de comunicação (Adusb, Simmp, Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Comerciários), mobilização (Sindacs, APLB, movimentos de juventude, Fetag) e formação (Adusb, Levante Popular da Juventude, APLB e IFBA). A próxima reunião organizativa das entidades ocorrerá na quarta (10) às 9h no Sindicato dos Bancários.

Atividade de Formação

Ao final da reunião geral, a comissão de formação aprovou a realização da atividade para a terça (9) às 19h no Sindicato dos Bancários com o tema “A luta dos movimentos sociais na conjuntura atual”.  

A mesa contará com a fala de representantes das centrais sindicais, movimento camponês, da juventude e das minorias oprimidas. A Adusb atuará como mediadora do espaço e base da CSP-Conlutas.

Pauta nacional

Redução do preço e melhoria da qualidade dos transportes coletivos; Mais investimentos na saúde e educação pública; Fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias; Redução da jornada de trabalho; Fim dos leilões das reservas de petróleo; Contra o PL 4330, da terceirização; Reforma Agrária.

Pauta local

Passe livre, redução imediata da tarifa, acessibilidade.

Entidades Presentes

Adusb, Assufba, SIMMP, Sindicato dos Bancários, Sinserv, Sindacs, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Comerciários, Kizomba, Enegrecer, Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular da Juventude, APLB, Sindump, Sindsaúde-BA, vereador Arlindo Rebouças, Fetag-BA, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Metalúrgicos, UJS, JPMDB.