Saiba sobre incorporação dos precatórios

De acordo com o assessor jurídico da Adusb-SSind, Erick Menezes, que assumiu o caso após o advogado responsável não manifestar mais interesse em continuar com a ação, foi constatado que na sentença o juiz concedeu ganho de causa para os professores tanto no pedido de diferença salarial quanto na incorporação da diferença nos salários. No entanto, segundo ele, os professores receberam a diferença, mas não tiveram a diferença incorporada aos salários e com isso foi identificada a possibilidade de continuar lutando pela execução total da sentença.  

Se essa diferença for incorporada, os professores que obtiveram a vitória jurídica terão direito a um salário maior a partir de agora porque isso vai repercutir nos reajustes salariais que foram dados desde 1987. Uma vez que se consiga essa incorporação, de acordo com o advogado, será possível tentar estender a eventual vitória aos demais professores que não obtiveram resposta positiva à época, alegando desta vez isonomia salarial. 

Para isso será necessário um longo estudo contábil com levantamento do contracheque desde 1987 para verificar quanto isso representaria em termos de perdas salariais até o momento. Somente os professores que já se encontravam na Uesb no período anterior a junho de 1987 é que se enquadram neste processo. 

A Adusb-SSind vai arcar com as despesas do contador e, em caso de vitória jurídica, os honorários do advogado serão de 15% do valor total, sendo 10% para o advogado e 5% em favor do sindicato. 

Entenda mais sobre o precatório aqui.