Fórum das ADs indica contraproposta

Ainda na sexta (3), após o protesto contra o acordo do reajuste linear, o Fórum das ADs voltou a se reunir para avaliação do documento encaminhado pelos representantes governamentais e suas implicações para a campanha salarial. No documento o governo cobra a contraproposta como condição para continuar as negociações. Diante desta situação, o Fórum indica uma nova rodada de assembleias para as quatro universidades para a discussão da contraproposta com a definição do calendário de incorporação da CET e o reajuste no vencimento base para 2014.

Nas assembleias realizadas no dia 18 de abril, o(a)s docentes das quatro universidades rejeitaram completamente a proposta do governo de reajuste no Incentivo de Pós-Graduação (IPG), aprovaram a criação de um Grupo de Trabalho para discussão da carreira docente em 2014 e consideraram o percentual de 4% de reajuste salarial no vencimento base como insuficiente. O(A)s professore(a)s também exigiram o pagamento imediato das perdas inflacionárias referentes a 2012 e retroativo a janeiro. Além destas deliberações, o(a)s docentes da Uesb e Uefs aprovaram uma contraproposta de 14% como forma de avançar nas negociações. Durante a reunião com o governo no dia 23 de abril, o Movimento Docente apresentou um documento com as deliberações consensuais das quatro universidades.

Neste contexto, o Fórum das ADs defende a necessidade da apresentação de uma contraproposta do Movimento Docente para que a tarefa de dar o próximo passo das negociações caiba ao governo. A contraproposta indicada pelo Fórum das ADs será discutida na rodada de assembleias que acontecerá nos dias 8 e 9 de maio. A Adusb realizará sua assembleia na quinta (9) às 15h no campus de Jequié. Veja o edital de convocação.