CSP-Conlutas participa de Atos de 1º de Maio de tradição classista, de luta e internacionalista


A CSP-Conlutas ajudou a promover e participou de 1º de Maio classistas e de luta em todo o país. Atos que não tiveram patrocínio de empresas nem sorteios de carros ou casas, mas sim a presença de lutadores que se reúnem nessa data para resgatar as bandeiras dos trabalhadores, diferentes dos feitos por outras centrais como a CUT e Força Sindical.

Assim como a bandeira do internacionalismo, que desta vez foi resgatada por meio da distribuição de um manifesto aprovado no Encontro Internacional do Sindicalismo Alternativo, que aconteceu no final de março último em Paris, França.  Um manifesto aprovado por representantes de 61 organizações de 32 países, para distribuição simultânea neste dia de luta da classe trabalhadora mundial.

 São Paulo – Os trabalhadores paulistas marcaram presença no ato,  realizado na Praça da Sé, em São Paulo, tradicionalmente conhecido por ser independente dos patrões e do governo.  A manifestação contou com  a presença de 2 mil pessoas.

 O ato político foi organizado pelo Fórum das Pastorais Operárias e as centrais sindicais CSP-Conlutas e Intersindical. Contou com a participação dos movimentos populares  e sociais como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o MTL (Movimento Terra Trabalho e Liberdade), entidades sindicais como o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o Sindesef-SP, entre outras, e as entidades estudantis Anel (Assembleia Nacional  de Estudantes Livre) e Esquerda da UNE.

 Logo após a missa realizada na Igreja da Sé, por volta das 10h30, grupos teatrais entre os quais o Rubra – Núcleo de Ação Cênica, Partido Teatral e o  CAS (Coletivo de Artistas Socialistas) se apresentaram e trouxeram a reflexão sobre a exploração e opressão contra o trabalhador.

 A abertura ficou sob responsabilidade do Fórum das Pastorais Operárias, destacando o caráter de luta daquele ato. 

 Representando o Resistência Urbana e o MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto) Waldir Martins, o Marrom, saudou a todos e destacou a luta, que continua até hoje, dos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos. “Tentaram nos derrubar, mas não conseguiram, a luta por moradia continua. Enquanto não garantirem as moradias para o povo do Pinheirinho a gente não vai parar”, disse.

 Em seguida, a representante da Anel Arieli Tavares, em nome dos estudantes, destacou que o ato na Sé não compactuava com a lógica de conciliação com a burguesia e o compromisso da Anel é construir a CSP-Conlutas como alternativa de luta. “Estivemos na Marcha em Brasília no dia 24 de abril, fizemos um protesto contra o Feliciano. Mostramos naquele ato que esse racista, machista e homofóbico, não nos representa”,  ressaltou. Arieli finalizou sua fala convidando  a todos a participarem do Congresso da Anel que acontece em junho.

 A atividade prosseguiu com falas dos representantes do movimento sindical.

 O presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino Prazeres, informou a todos que sua categoria estava em campanha salarial. “Esse ano está prevista uma greve no final de maio contra a intransigência do metrô e precariedade do transporte, contra o aumento das passagens entre outros, contamos com o apoio de todos”, frisou. 

 Altino denunciou as privatizações em curso não só em São Paulo, mas também em todo país, nos setores estratégicos como portos e aeroportos. “Vamos organizar as lutas combater esses ataques. Estamos no ato certo, da classe trabalhadora, o 1º de Maio de luta está vivo como nunca”, completou.

 A professora municipal Maria de Lourdes, também representante da CSP-Conlutas, disse que nesta sexta-feira (3) os professores da rede municipal de ensino farão assembleia. Com isso, a categoria pode votar a greve e se juntar a luta os educadores da rede estadual, em greve há 10 dias. O membro da Oposição da Apeoesp João Zafalão disse que ambos os segmentos lutam pela mesma pauta, melhores salários e condições de trabalho. “Vamos lutar juntos por nossos direitos”, disse.

O dirigente da CSP-Conlutas e também representante do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Luiz Carlos Prates, o Mancha, destacou caráter internacionalista do ato. “A Central organizou um encontro na França onde foi definido que nesse dia de luta, nós, juntamente com organizações de 32 países faríamos a distribuição de um manifesto unitário para o 1º de Maio em apoio à luta dos trabalhadores”, disse. Mancha denunciou a política econômica do governo federal. “No dia 24 de abril levamos mais de 20 mil pessoas a Brasília e demos a resposta que não aceitamos mais ataques, queremos um basta nas privatizações, somos contra a reforma da previdência o fator previdenciário e o ACE”, salientou.

Os manifestantes entoaram em seguida as palavras de ordem: “eu vim aqui, fazer o que, barrar o ACE e meu direito defender”.

O dirigente da Central informou ainda que em maio terá o leilão do petróleo e que a os trabalhadores devem unificar as lutas.

A ultima parte do ato foi destinada aos partidos políticos. Representando o PSTU, Antonio Donizete Pereira, o Toninho, destacou a independência do ato. “Aqui não tem distribuição de cupons para concorrer a prêmios, aqui tem trabalhadores de luta que mantém a tradição da classe operária”.

O deputado Carlos Gianaazi (PSOL) disse que a Praça da Sé local histórico que foi palco de diversas manifestações era ideal para se comemorar o 1° de Maio.

Ao final da manifestação, os trabalhadores, de punhos fechados, cantaram a internacional socialista, mostrando mais uma vez que na Praça da Sé foi realizado um ato de luta, classista, independente e internacionalista.

Porto Alegre (RS) - Neste 1º de Maio, em frente ao Monumento ao Expedicionário no parque Farroupilha, ocorreu um ato do sindicalismo combativo, neste dia do trabalhador, com a presença de mais de 1000 pessoas.

Diferentemente de outros eventos organizados por entidades sindicais que pretensamente dizem defender a classe operária, mas que atuam mais na defesa dos governos, o Ato internacional classista independente de governos e patrões reuniu um grande número de pessoas que foram ao parque lembrar que a data não é festiva e sim um momento de reflexão e embate contra as arbitrariedades que estão sendo cometidas por patrões da iniciativa privada e pelos governos federal, estadual e municipal contra seus servidores e a classe trabalhadora em geral.

O evento contou com a presença de diversos sindicatos e organizações  políticas, os quais convergiram na necessidade de construir a unidade dos lutadores na defesa dos direitos dos trabalhadores.

O ato teve um caráter internacional, pois contou com a participação de dirigentes sindicais ligados à educação vindos do Uruguai.  Pablo Macedo, representante da FENAPES CSEU PIT-CNT, citou o universalismo da causa:

- A luta pela educação de qualidade com valorização dos professores é única em toda a América Latina.

A fala dos oradores seguiu no ensejo de que o 1º de Maio seja um momento de lembrança pelos que já tombaram, bem como a hora de reunir forças e continuar nesta senda de trabalho e batalha pela melhoria das condições de trabalho.

Valendo-se para tal os exemplos dados em todo o mundo, sejam nas greves e manifestações contra as demissões em massa feitas na Europa ou mesmo nas lutas e greves aqui no Brasil. Muitos trabalhadores e trabalhadoras atenderam ao chamado da CSP-CONLUTAS, da CUT PODE MAIS e diversas outras organizações para este ato de luta em Porto Alegre, muitos vindos do interior do estado.

O Ato internacional classista independente de governos e patrões foi finalizado com o viés de resistência sendo fortemente lembrado, uma vez os governos conseguiram cooptar, através de cargos e repasse de verbas, quem deveria representar e caminhar junto com os trabalhadores do país. 

Fonte: CSP-Conlutas