Docentes realizam Dia Estadual de Luta

É de conhecimento público que o Governo Wagner não tem compromisso com as Universidades Estaduais Baianas e com os servidores públicos. Prova disso é a situação de estrangulamento orçamentário vivido pelas universidades, bem como as precárias condições de trabalho impostas aos professores. Como forma de protesto, os docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizam nesta quinta (21), o Dia Estadual de Luta para pressionar o governo a atender as reivindicações da campanha salarial 2012/2013 e mobilizar a categoria.

Sob o mote “Governo Wagner paga o segundo pior salário do Nordeste aos professores universitários”a categoria reivindica reajuste salarial de 28%, percentual mínimo de 7% da receita líquida do Estado para o orçamento das Ueba e revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia das universidades.

A categoria luta pela ampliação do quadro docente – regido pela lei 11638/10 – além do aumento de vagas para o quadro de cargos e funções. Esta defasagem impede a promoção docente, a abertura de concursos públicos e consequente contratação de professores, assim como impossibilita o pagamento de gratificação, por exemplo, a docentes que ocupam coordenações de novos cursos.

Além disso, os professores denunciam a falta de planejamento orçamentário da Uesb que não prioriza a garantia de direitos trabalhistas aos docentes. A morosidade no andamento de processos internos e a carência de infraestrutura adequada são outros problemas pelos quais o movimento reivindica melhorias.

As atividades de mobilização acontecerão nas quatro universidades estaduais durante toda quinta (21). Na Uesb, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) realizará panfletagem nos três campi e concederá entrevistas sobre o estrangulamento orçamentário das Ueba, além da campanha salarial. No dia seguinte (22), uma assembleia geral da categoria será realizada para avaliação do andamento das negociações com o governo e encaminhamentos.