Boletim Eletrônico - InformAdusb – 08 de março de 2013

Adusb homenageia as mulheres 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Adusb entrevistou a 1ª Secretária do Andes, Marina Barbosa, sobre os avanços dessa temática no 32º Congresso do Andes e sua mensagem para as mulheres que lutam por uma sociedade justa e socialmente igualitária. 

Veja o vídeo.

Fórum das ADs se reunirá para planejamento de reunião

Depois de apresentada a proposta de calendário de incorporação da CET e reajuste do Incentivo de Pós-Graduação (IPG) pelo governo no dia 27 de fevereiro, o Movimento Docente voltará a reunir-se com os representantes governamentais no dia 19 de março para confrontação de dados e obtenção de esclarecimentos. No dia anterior, o Fórum das ADs planejará estratégias de ação para a reunião com os representantes governamentais.


Mais de cinco mil vão às ruas no Centro do Rio em defesa do ensino público


Delegação da Bahia marca presença na manifestação

Os mais de 500 participantes do 32º Congresso do ANDES-SN se uniram, nesta terça-feira (5), aos mais de 4 mil professores da rede básica e fundamental e aos estudantes para denunciar a mercantilização da educação pública. A Marcha em Defesa do Ensino Público reuniu cerca de cinco mil participantes, que, entoando diversas palavras de ordem como “Da copa eu abro mão, eu quero é mais dinheiro para Educação!”, realizaram o tradicional trajeto pela Avenida Rio Branco, partindo da Candelária rumo à Cinelândia.

Veja o vídeo produzido pela Adusb sobre a manifestação.

Delegados do 32º Congresso do ANDES-SN aprovam textos de Políticas Sociais


Delegados da Adusb discutem Insaes

Repudiar formas de discriminação como a homofobia, racismo, xenofobia, machismo, lesbofobia e transfobia, integra parte da luta de enfrentamento ao capital por parte de um sindicato classista como o ANDES-SN. Esse foi o entendimento majoritário dos delegados que participam do 32º Congresso do ANDES-SN, durante a plenária de Políticas Sociais, que teve início na quinta-feira (7) e continua na tarde desta sexta (8).  O primeiro texto de resolução aprovado pelos congressistas na quinta tratava da luta contra essas formas de discriminação.

Universidades Estaduais da Bahia ameaçadas de falência porque não recebem dinheiro do Governo

Os reitores das quatro Universidades Estaduais da Bahia, acompanhados do deputado federal Waldenor Pereira, saíram desolados da audiência com o ministro interino da Educação, Henrique Paim, onde foram solicitar a liberação de recursos da ordem de R$ 20 milhões, oriundos de emendas parlamentares destinadas às instituições, e o repasse retroativo da diferença de recursos do programa Sisu – sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Ao invés do dinheiro, o ministro mandou elaborar projetos, que, se forem aprovados, poderão receber os recursos “no fim de 2013″. 

Veja nota da reitoria da Uefs.

Fonte: Bahia Negócios com edição