Fórum das ADs se reunirá para planejamento de reunião

Depois de apresentada a proposta de calendário de incorporação da CET e reajuste do Incentivo de Pós-Graduação (IPG) pelo governo no dia 27 de fevereiro, o Movimento Docente voltará a reunir-se com os representantes governamentais no dia 19 de março para confrontação de dados e obtenção de esclarecimentos. No dia anterior, o Fórum das ADs planejará estratégias de ação para a reunião com os representantes governamentais.

De acordo com o documento apresentado pelo Superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o governo propõe a incorporação de 10% da CET em novembro de 2013 e o saldo restante de 13,61% para novembro de 2014. Sobre a reivindicação salarial de 28%, a proposta é de aumentar o IPG dos mestres de 40% para 45%, em duas parcelas de 2,5%, a serem pagas em novembro 2013 e novembro de 2014; Já os doutores teriam o aumento do IPG de 60% para 70% em duas parcelas de percentual igual neste mesmo período.

Com esta proposta o governo afasta-se totalmente das reivindicações do Movimento Docente de incorporação da CET completa em 2013 e reajuste salarial de 28% no salário base dos professore(a)s, assumindo um discurso falacioso de “maturidade das instituições de ensino e valorização da titulação docente” para dividir e excluir parte da categoria. Preparando-se para o enfrentamento com o governo, o Movimento Docente já solicitou os cálculos referentes à proposta ao Dieese e a memória de cálculo utilizada pela Saeb.

Confira a matéria completa sobre a proposta e seus problemas.

As assembleias docentes para avaliação da proposta do governo serão realizadas nas quatro universidades estaduais entre os dias 20 a 22 de março e o dia de luta em prol da campanha salarial 2012/2013 acontecerá no dia 21 de março.