Governo não paga fornecedores e compromete funcionamento da Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pode perder o direito de renovação de contratos. Além disso, as obras do campus estão paralisadas e os bolsistas e fornecedores estão sem receber os pagamentos desde o ano passado. A situação, segundo o reitor José Carlos Barreto, põe em risco o início do semestre letivo. A reunião para discutir a situação foi convocada pela reitoria quarta-feira (27).

O problema começou em 2012, quando o governo implantou o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças da Bahia (Fiplan), ferramenta que permite o redesenho dos processos que compõem a estrutura de gestão governamental e da execução orçamentária pública. O uso do software, segundo a reitoria da Uefs, ficou comprometido porque os técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) não conseguem operar plenamente o sistema, que apresenta complexidade. Sendo assim, as operações de pagamento não podem ser efetivadas. O problema também atinge as outras três Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e órgãos do governo do Estado.

“A universidade vive o momento mais crítico com seus fornecedores. A instituição fez todos os procedimentos para efetuar os pagamentos, mas o Estado criou um sistema que emperra a quitação dessas dívidas. O início do semestre no dia 11 de março está em risco”, disse José Carlos Barreto, informando que a Uefs tem despesas do exercício anterior de cerca de R$ 7. 600,00 milhões, mais o que deve ser pago relativo aos meses de janeiro e fevereiro.

Também estão sem pagamento a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o INSS, impostos com a prefeitura e a empresa que presta serviço de transporte de servidores e professores, que pode suspender os serviços a partir da próxima segunda-feira (04.03). 

Situação da Uesb

Preocupada com os desdobramentos deste problema na Uesb, a diretoria da Adusb tentou entrar em contato com o reitor Paulo Roberto Pinto Santos e o vice-reitor, José Luiz Rech, na tarde de ontem (28), mas não obteve sucesso.

Seguindo deliberações da assembleia docente realizada no campus de Jequié, no dia 06 de fevereiro, a Adusb também enviou uma solicitação de reunião com a reitoria para discussão da pauta interna no dia 14 de fevereiro, mas até o momento não houve resposta.

Fonte: Adufs com edição