Negociação: Fórum avalia proposta

Certo da necessidade de uma melhor reflexão sobre a proposta apresentada pelo governo durante a última mesa setorial de negociação, o Fórum das ADs reuniu-se ainda na quarta (27), no auditório da Aduneb, para avaliação do encontro com o governo e planejamento de mobilização. 

Para o(a)s docentes, o movimento avançou ao fazer com que os representantes governamentais mudassem o discurso para sair do impasse chegado na reunião anterior. Esta modificação de postura está diretamente ligada à unidade e coesão apresentada pelo Fórum das ADs durante e após o embate com o governo. O Movimento Docente deve permanecer alerta para que não caia na velha estratégia do governo de enrolação e prolongamento das discussões para ganhar tempo.

Sobre a proposta em si, o MD não pode perder de seu horizonte a metodologia prevista para as negociações em que primeiramente o calendário da CET deve ser fechado e num segundo momento o reajuste salarial para equiparação com os melhores salários do Nordeste deve ser negociado. Assim, o calendário da CET apresentado na proposta deve ser considerado como uma provocação do governo, pois contraria a reivindicação de incorporação total em 2013, como exposto incansavelmente pelo MD desde o passado, o alongando ainda mais que o previsto no acordo anterior à greve 2011. É preciso lembrar também que a reivindicação do MD – aprovada em todas as assembleias docentes – é que o reajuste seja feito no salário base.

O governo apropriou-se do discurso da “valorização da titulação docente” por base do princípio subjetivo de “maturidade das instituições” como forma de dividir a categoria. É inaceitável para o Movimento Docente que apenas parte do(a)s professore(a)s seja beneficiada com ganhos salariais. Assim, é preciso que o(a)s docentes permaneçam firmes e convictos de suas reivindicações para que saiam vitoriosos nos próximos embates com o governo. Para tanto, faz-se ainda mais necessária a mobilização da categoria para o fortalecimento da luta pela campanha salarial 2012/2013.

Encaminhamentos

Para melhor esclarecimento, apropriação dos dados e conteúdo da proposta apresentada pelo governo, uma nova reunião técnica será realizada no dia 19 de março para o confronto dos dados do MD – encomendados ao Dieese – e do governo. As assembleias docentes para avaliação da proposta serão realizadas unificadamente pelas Associações Docentes entre os dias 20 a 22 de março. O Dia Estadual de Luta também está previsto na agenda de mobilização para o dia 21 de março.