Docentes avaliam MD

Em assembleia geral ocorrida nesta quarta (06), no campus de Jequié, a categoria avaliou as reuniões realizadas com o governo e reitoria durante o início deste ano, manifestando forte insatisfação com o não atendimento das reivindicações da pauta interna. 

Dando início aos trabalhos, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, informou aos presentes sobre as discussões e encaminhamentos tomados pelo Fórum das ADs na reunião ocorrida no dia 4 de janeiro e repassou os acontecimentos da última reunião com o governo do dia 8 de janeiro.

O presidente acredita que o governo ainda não demonstrou uma forte preocupação em apresentar de imediato uma proposta de calendário de incorporação da CET restante e que também atenda às reivindicações salariais do(a)s docentes. Entretanto, esta “despreocupação” pode ser revertida no mesmo grau em que a mobilização do(a)s docentes se eleva. Dessa forma, é imprescindível o fortalecimento e preparação da categoria para o embate com o governo. 

A situação do quadro docente e de cargos das universidades baianas também foi discutida pelo(a)s docentes. A diretoria da Adusb repassou as informações sobre as reuniões com a Codes (8 e 30 de janeiro ), reitoria (15 de janeiro). A categoria indignou-se com a situação do quadro docente e de cargos, assuntos diversos relacionados às questões orçamentárias do Estado, assim como o não pagamento do adicional de insalubridade. E foi com esse sentimento que o(a)s docentes debruçaram-se novamente sobre a discussão da pauta interna e cobraram ações mais firmes em relação ao tema.   

Encaminhamentos

- Fortalecimento da campanha de mídia. Desenvolver estratégias de comunicação para esclarecer a categoria e a comunidade acadêmica em geral sobre as reivindicações;

- Discussão aprofundada sobre a pauta interna para a próxima assembleia;

- Exigir documento que cobre respostas da reitoria sobre a pauta interna; 

- Reivindicar transparência na fila de promoção e progressão (publicação de todos os trâmites processuais no site da Uesb);

- Lutar pela incorporação do restante da CET ainda em 2013;

- Comparecimento da diretoria da Adusb em reuniões de departamento para fortalecer a mobilização da categoria.