Assembleia escolhe representantes docentes

Reunidos em assembleia geral realizada no dia 13 de novembro em Vitória da Conquista, o(a)s docentes da Uesb discutiram sobre a construção das novas sedes, avaliaram a reunião com o governo e escolheram o(a)s representantes da Adusb para o XI Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

Durante os informes o presidente da Adusb, Alexandre Galvão, afirmou que o Consepe deliberou pelo pagamento de ajuda de custo para professores em licença sabática e repassou informações sobre o Encontro Intersetorial do Andes, Seminário Nacional sobre Diversidade Sexual do Andes e o Seminário sobre Ciência, Tecnologia e Educação da Adusb, a ser realizado no dia 11 de dezembro em Itapetinga. O presidente informou ainda que a festa de fim de ano em Itapetinga será realizada no mesmo dia do seminário. A confraternização em Vitória da Conquista acontecerá no dia 18 de dezembro na AABB.

Construção das sedes da Adusb

Ainda durante os informes, o arquiteto responsável pela criação das plantas para as sedes de Vitória da Conquista e Itapetinga, Maurício Muiños, apresentou aos professores e professoras os projetos para discussão e propostas. A planta de Itapetinga já havia sido modificada de acordo com as sugestões da comissão local responsável. Após debate, ficou acertada a modificação dos locais dos banheiros e o estudo do arquiteto para a possibilidade de criação de área externa para convivência. Muiños informou aos presentes que os projetos foram planejados levando em conta uma verticalização futura.

Avaliação da reunião com o governo

Na sequência, a diretoria da Adusb fez os repasses da reunião com o secretário de educação, Osvado Barreto, o secretário da Serin, César Lisboa e o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes e demais representantes dessas secretarias, realizada no dia 30 de outubro. Sobre o reajuste salarial de 28%, o governo frisou a dita dificuldade que o Estado tem em manter quatro universidades estaduais, cujo orçamento avança sobre a educação básica, deixando claro que não se deve “sacrificar” um segmento em detrimento a outro. Os representantes das secretarias salientaram os problemas de previdência que o estado sofre e o “alto valor” gasto por cada estudante das Ueba. Defenderam ainda que estão cumprindo o calendário da incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET) contido no acordo assinado ao fim da greve de 2011 e como previsto, em 8 de janeiro de 2013, irão se reunir com os docentes para discussão da incorporação da CET restante. Leia a matéria completa sobre a reunião. O Fórum das AD’s avalia que a CET já é pauta vencida, pois após o acordo assinado ao final da greve 2011 garante a incorporação total. Restando ao dia 8 de janeiro apenas a negociação do CALENDÁRIO e não a discussão se o governo irá atender a reivindicação. Dessa forma, a pauta da campanha salarial 2012, bem como as mobilizações ligadas a ela, tem como objetivo negociar os 28% de reajuste salarial, orçamento mínimo de 7% da receita líquida de impostos (RLI) para as universidades estaduais, bem como a revogação da lei 7176/97. Em relação ao calendário de incorporação da CET, o Fórum acredita que o movimento docente deve pressionar o governo a criar um calendário até o fim de 2013.

XI Encontro dos Docentes das Ueba

O XI Encontro dos Docentes das Ueba se realizará nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro na Aduneb, campus Salvador, no qual serão debatidos os seguintes temas: conjuntura, financiamento, gestão democrática, carreira docente e saúde do trabalhador. Confira a programação.

O Encontro tem caráter indicativo, entretanto, para que os indicativos sejam tirados é necessário que os mesmos sejam votados. Sendo assim, todas as associações docentes reunidas no Fórum das AD’s escolherão seus representantes. Para a escolha destes, a(o)s filiada(o)s da Adusb decidiram que os critérios utilizados para a definição seriam a participação nesta assembleia e a manifestação de interesse em ocupar o cargo, naquele momento ou anteriormente via comunicado formal ao sindicato.

Devido aos altos gastos para a ida ao encontro que ocorrerá no final do ano – momento em que é pago o 13º salário dos funcionários – a Adusb só poderá arcar com as despesas de vinte pessoas, incluindo convidados. Ficando acordado pelos presentes que apenas os nomes contidos na lista criada durante a assembleia poderão participar do encontro com as despesas pagas pelo sindicato. Veja a lista completa.