Representantes das seções sindicais relatam experiências de mobilização

Na terceira atividade do VI Encontro Intersetorial realizado pelo ANDES-SN, entre os dias 9 e 11, em Brasília representantes de seções sindicais de diversas universidades do país falaram sobre as experiências recentes de mobilização. “Foi uma momento muito rico, em que as pessoas puderam trocar experiências e falar como estão se organizando para fortalecer o Sindicato pela base”, avalia a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira.

Participam do evento 126 docentes de 50 seções sindicais do Sindicato Nacional. Durante o painel da tarde deste sábado (10) professores das instituições de ensino estaduais, federais e particulares relataram os desafios enfrentados, como a necessidade de organizar o movimento sindical nas universidades multi campi, das demissões nas particulares, da falta de financiamento nas estaduais e do produtivismo acadêmico, problema que afeta toda a categoria e que tem afastado os docentes das atividades sindicais, entre outros temas.

A última greve no setor das federais foi mencionada em várias intervenções. Os participantes falaram sobre as atividades de greve realizadas antes, durante e após o fim da greve e ressaltaram a necessidade de manter a categoria mobilizada. Quase todas as falas constaram que a última mobilização desencadeou um novo interesse dos docentes pela vida sindical, como por exemplo, o caso de uma seção sindical que estava para ser extinta porque não havia vontade dos professores em fazer parte da diretoria, e que conseguiu se reorganizar durante o processo grevista.

A preocupação dos expositores foi repartir experiências que possam contribuir para fortalecer a atuação do ANDES-SN levando em consideração a diversidade dos docentes, que estão em universidades particulares, federais, estaduais e municipais, e também identificar os problemas comuns enfrentados nas diferentes instituições.

Fonte: Andes-SN