Fórum das AD’s se reúne com o governo

Nesta terça (30), após mais de quatro meses de pressão, o secretário de educação, Osvado Barreto, o secretário da Serin, César Lisboa e o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, bem como demais representantes destas secretarias, se reuniram com o movimento docente para apresentação e justificativas das reivindicações presentes na pauta da campanha salarial 2012, protocolada no dia 14 de junho.

Sobre o reajuste salarial de 28%, o governo frisou a dita dificuldade que o estado tem em manter quatro universidades estaduais, cujo orçamento avança sobre a educação básica, portanto não deve sacrificar um segmento em detrimento a outro. Os representantes das secretarias salientaram os problemas de previdência que o estado sofre e o “alto valor” gasto por cada estudante das Ueba. Defenderam ainda que estão cumprindo o calendário da incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET) contido no acordo assinado ao fim da greve de 2011 e como previsto, em 8 de janeiro de 2013, irão se reunir com os docentes para discussão da incorporação da CET restante.

Em relação ao financiamento das Ueba, o governo informou que devido à greve do ensino fundamental e médio as discussões acerca do projeto de lei sobre autonomia universitária ficaram paralisadas. Tal informação comprova a morosidade e o descaso com que esse assunto é tratado pelo governo do estado, pois numa reunião realizada há três meses com o coordenador da Codes, Nildo Pitombo, a mesma informação foi dita e até o momento absolutamente nada foi feito. A reivindicação de revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia universitária, assim como o financiamento das Ueba, também permaneceu sem respostas afetivas.

Como encaminhamentos foram marcadas duas reuniões técnicas com as secretarias responsáveis pela negociação com os docentes. A primeira delas deverá ser realizada no dia 29 de novembro e a segunda no dia 18 de dezembro, a fim de encaminhar a reunião sobre a pauta salarial do dia 8 de janeiro.

Numa avaliação sobre as discussões feitas durante a reunião e os próximos encontros agendados, o presidente da Adusb, Alexandre Galvão acredita que “a marcação das reuniões técnicas é positiva e demonstra que o governo sentiu a pressão do movimento docente, no entanto, as observações do secretário sobre o papel das universidades reafirma o projeto do governo de estrangular cada vez mais o orçamento das universidades”. O presidente também demonstrou preocupação com a ausência de menção aos 28% de reajuste, percentual de aumento para igualar o salário dos docentes aos do Ceará, “ele acredita que iremos nos contentar apenas com a incorporação da CET, pauta de 2010, esquecendo-se que a conjuntura mudou e nossos salários estão defasados”, defendeu o presidente.

Foto: Adufs