Fórum das AD’s pressiona a Codes

Reunidos em vigília na Coordenação de Desenvolvimento do Ensino Superior, os representantes docentes das quatro universidades estaduais da Bahia (Uesb, Uesc, Uefs, Uneb) foram novamente recebidos pelo coordenador do setor, Nildo Pitombo, nesta quinta (18).

Questionado sobre o atraso do pagamento das promoções, progressões de carreira e alterações de regime de trabalho, o coordenador da Codes informou que o governo irá suplementar o orçamento das quatro universidades para estes fins. Como a Uesb apresentou problemas de dotação orçamentária, o Reitor se reuniu nesta segunda (15), com o secretário de educação, Osvaldo Barreto, e com o chefe de gabinete, Edelvino da Silva Góes, para planejar o remanejamento de verbas de convocação de concursados para pagamento dos direitos docentes. De acordo com Pitombo, o governo está realizando um estudo para ampliação do quadro docente a ser enviado para a Assembleia Legislativa ainda este ano.

O Fórum das AD’s solicitou do coordenador a marcação urgente de reuniões com a secretaria de educação (Sec), secretaria de planejamento (Seplan) e secretaria de administração (Saeb), já que a pauta de reivindicação da campanha salarial 2012 foi protocolada no dia 14 de junho e até agora não houve nenhum encontro com os representantes destas secretarias. Nildo Pitombo informou que a negociação salarial será feita apenas no dia 8 de janeiro, conforme acordo pós-greve, para discutir o restante da incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET). Os representantes do Fórum das AD’s deixaram claro que um dos motivos para a deflagração da greve de 2011 foi a não aceitação da cláusula restritiva de quatro anos sem reivindicações salariais. Atualmente o salário dos docentes das universidades estaduais da Bahia é o pior do Nordeste, o governo não pode negar este fato e o movimento docente não se calará diante deste cenário. Portanto, os professores e professoras reivindicam a instalação imediata da mesa estadual de negociação permanente para discutir o reajuste de 28%. Pressionado, o coordenador da Codes se comprometeu a tentar marcar uma audiência com o secretário de educação, Osvaldo Barreto, e responderá ao Fórum das Ad’s até o dia 26 de outubro.