Adusb realiza 1º módulo do Curso de Formação Sindical com inscrições até 14 de dezembro

“Trabalho e ensino remotos em tempos de crise do capital” é o tema do módulo I do Curso de Formação Sindical da Adusb. A atividade será realizada virtualmente no dia 15 de dezembro às 19h, na plataforma Google Meet, com a participação de Eblin Farage (UFF, ex-presidente e ex-secretária geral do ANDES-SN). O evento é gratuito, com certificação e aberto para todas e todos. Para evitar invasões e ataques ao evento, será necessária inscrição prévia. Serão disponibilizadas até 100 vagas. As inscrições vão até 14 de dezembro e podem ser feitas através deste formulário (clique aqui).

De acordo com Suzane Tosta, coordenadora do Grupo de Trabalho de Formação Sindical da Adusb (GTPFS), “a construção de todo curso perpassa pelas indagações que a categoria docente já vinha se fazendo, não só na UESB, mas em várias partes do Brasil, diante desse contexto de pandemia e da implantação do ensino remoto emergencial em boa parte das universidades públicas brasileiras”.

A dirigente sindical considera o cenário atual muito delicado, mas entende que é necessário discutir concretamente como a pandemia impacta no trabalho docente. Além disso, “precisamos entender esse momento dentro de um contexto de profunda crise do capital e de intensificação da degradação das condições de trabalho, que no Brasil já vem de longa data, mas que se configuram mais recentemente sobretudo a partir das Reformas Trabalhista e da Previdência, bem como em torno do debate sobre a Reforma Administrativa”, ressalta.

A palestrante

Eblin Farage é doutora em Serviço Social e professora da Universidade Federal Fluminense. Tem ampla formação sindical, inclusive como presidente (2016-2018) e secretária geral (2018-2020) do ANDES-SN. Seus estudos são voltados para educação, educação popular, questão urbana, movimentos sociais e sindicais. 

Outras informações

O Curso de Formação Sindical é realizado pela Adusb, GTPFS, Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS).

Por questões de segurança, o link de participação será encaminhado por e-mail aos participantes previamente inscritos, 15 minutos antes da atividade, por meio da Agenda do Google. Os módulos II e III do Curso de Formação serão realizados virtualmente no mês de fevereiro de 2021. O certificado de cada etapa contará com carga horária de 4h e será disponibilizado no e-mail dos participantes.