Nota conjunta do ANDES-SN e do SINASEFE de repúdio à nomeação de interventor no CEFET/RJ

NOTA CONJUNTA DO ANDES-SN E DO SINASEFE DE REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE INTERVENTOR NO CEFET/RJ

O ANDES-SN e o SINASEFE repudiam, veementemente, a intervenção do Ministério da Educação - MEC na designação da direção-geral do CEFET-RJ. Para a escolha do(a) novo(a) Direto(a)r-Geral do CEFET-RJ, houve um processo democrático de consulta interna que contou com três candidato(a)s. O resultado dessa consulta foi equilibrado, sendo que cada candidato(a) recebeu aproximadamente um terço dos votos. Entretanto, um dos candidatos(as) derrotados(as), ao questionar a legitimidade do processo, que foi referendado e mantido pelo Conselho Superior, abriu margem para a intervenção do MEC no CEFET-RJ.

Tal intervenção soma-se às outras ocorridas em algumas universidades no Brasil, desde o início desse ano, materializando o conjunto de ataques sobre a educação pública superior federal brasileira e violando os princípios de autonomia e democracia das Universidades, dos Institutos Federais e CEFET.

Exigimos a nomeação imediata do candidato eleito na consulta pública pela comunidade acadêmica do CEFET-RJ. Repudiamos e denunciamos o autoritarismo e a inconstitucionalidade que se expressam no decreto nº 4.877/03 que fere a autonomia das instituições de ensino.

Brasília (DF), 16 de agosto de 2019

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

Diretoria Nacional do SINASEFE