Mesa Redonda debate o neoconservadorismo na educação e seus impactos na formação docente

No dia 19 de novembro de 2025, às 14h30, o Auditório da ADUSB em Vitória da Conquista, sediará a Mesa Redonda “A influência do neoconservadorismo na educação e na formação docente”. O evento contará com a coordenação do professor Pyerre Ramos Fernandes (UESB/ADUSB) e a participação dos professores Ruy d’Oliveira Lima (UNEB/ADUNEB) e Elson Moura Dias Júnior (UEFS/ADUFS). A proposta é promover uma reflexão sobre o avanço de pautas neoconservadoras no campo educacional e suas repercussões nas políticas públicas e na prática docente.

A abordagem apresentará a origem e as características gerais do neoconservadorismo no cenário político e cultural contemporâneo, que se diferencia do conservadorismo clássico. Será enfatizada sua estreita relação com as políticas neoliberais, o moralismo religioso e o controle ideológico, além de uma análise sobre como essas influências têm se manifestado no Brasil, especialmente por meio de discursos como o do “escola sem partido”, a polêmica da chamada “ideologia de gênero”, a censura de conteúdos e os ataques à autonomia docente e universitária. Os debatedores também pretendem destacar os impactos dessas concepções nas políticas educacionais, evidenciando as tentativas de controle do conteúdo, da linguagem e da abordagem crítica nos currículos e materiais didáticos, como o uso da Bíblia como complemento pedagógico.

Com essa iniciativa, o GT de Política Educacional da Adusb busca fomentar o debate sobre os desafios contemporâneos da educação pública e reafirmar a importância de uma formação docente crítica, autônoma e comprometida com a democracia e a emancipação social.